Santuário de Nossa Senhora do Líbano celebra seu Jubileu de 110 anos
Líbano – Harissa (Terça-feira, 07-08-2018, Gaudium Press) No último domingo, 05, o Santuário de Nossa Senhora do Líbano iniciou a celebração do seu Jubileu de 110 anos. Localizada a 650 metros de altura sobre o nível do mar, a imagem da Mãe de Deus domina a paisagem costeira da região.
As festividades foram iniciadas às 11h, através da celebração de uma Missa Solene na Basílica, seguida por uma procissão e pela abertura da ‘Porta Santa’ do Santuário, que permanecerá aberta durante todo o ano, acolhendo os peregrinos.
O Padre Khalil Alwan, vice-reitor do Santuário, afirmou em entrevista ao jornal ‘Orient-Le Jour’, que a Basílica “é um local de encontro entre Oriente e Ocidente”, recordando que todos os anos, pelo menos 2 milhões de peregrinos acorrem ao local.
No ano de 2016, o patriarca maronita Bechara Boutros Raï consagrou o Líbano e o Oriente Médio ao Imaculado Coração de Maria durante uma Missa solene em Harissa.
Santuário de Nossa Senhora do Líbano
O Santuário foi construído em homenagem ao dogma da Imaculada Conceição, proclamado solenemente pelo Papa Pio IX, no dia 08 de dezembro de 1854. Sua inauguração contou com a presença de uma inumerável multidão proveniente de todo o país. Fiéis devotos de Nossa Senhora levavam as bandeiras de suas confrarias até o novo santuário, que foi abençoado pelo Núncio Apostólico Frediano Gianini.
Após a bênção, a cerimônia continuou com a celebração da Santa Missa Pontifical, presidida pelo Patriarca Elias Hoyek e concelebrada por vários Bispos e sacerdotes. Em seu sermão, o Patriarca ressaltou o amor e a devoção mariana dos Libaneses ao logo dos tempos.
A imagem de Nossa Senhora do Líbano, que é feita de bronze e pintada de branco, veio de França. Sua altura é de oito metros e meio, com cinco metros de diâmetro e pesa quinze toneladas. A base da imagem possui 20 metros de altura e foi construída toda em pedra natural. Uma escada com 110 degraus leva os peregrinos até o cume aos pés da imagem.
Oração a Nossa Senhora do Líbano
Ó Maria, Rainha dos montes e dos mares, Senhora do nosso querido Líbano, cuja glória te foi dada, tu quiseste que ele seja o teu símbolo.
O teu brilho supera o da neve do Líbano e o perfume da tua pureza espalha-se como o perfume das flores do Líbano. Tu te elevaste majestosa como o cedro do Líbano.
A ti pedimos, ó Virgem, volve o teu materno olhar para todos os teus filhos e, estendendo as tuas imaculadas mãos, abençoa a todos eles. Amém. (EPC)
Deixe seu comentário