Bispo dos EUA reflete sobre a maneira digna de se vestir para a Missa
Estados Unidos – Paterson (Segunda-feira, 06-08-2018, Gaudium Press) Em um tempo no qual a comunicação e a aparência pessoal se especializaram em obter respostas predeterminadas, a vestimenta se converteu em algo extremadamente significativo. Foi o que refletiu o Bispo de Paterson, Estados Unidos, Dom Arthur Serratelli, em sua coluna para a agência informativa CNA.
O Bispo pediu para que os fiéis, ao escolherem as vestes para a Missa, recordem que Deus merece o melhor. Além disso, ele ressaltou que “a escolha do vestuário diz aos outros algo sobre nós mesmos”. Desde os uniformes que comunicam um cargo ou trabalho, ou as cores com significados bem conhecidos, até os trajes projetados especialmente para diversas atividades, os diferentes tipos de veste tem dado lugar à roupa casual, que se converteu quase na norma para o cidadão médio.
Dom Serratelli lamentou o fato de que esse tipo de traje mais casual tenha chegado também a fazer parte das Missas, chegando ao ponto dos assistentes não sentirem a necessidade de vestirem suas melhores roupas aos domingos. “Todos, excepto um grupo de fiéis. Muitos afrodescendentes que vão ao templo no domingo se distinguem por vestirem-se para a ocasião. Sua longa tradição de honrar ao Senhor com a forma na qual se veem diante dEle para lhe cultuar não se colapsou diante das ondas de vestidos casuais. Talvez haja uma lição necessária em seu exemplo!”, afirmou.
O prelado recordou que “roupa de praia, chinelo, camiseta regata (e a lista continuaria), simplesmente não são a veste apropriada para vir à presença do Senhor”. E exemplifica: “Ninguém apareceria diante da Rainha da Inglaterra a menos que estivesse vestido adequadamente. Quanto mais diante do Senhor do Céu e da Terra! Talvez aqui é onde está o verdadeiro desafio: Estamos perdendo nosso sentido da transcendência de Deus? Enquanto há muitos que já não acreditam em Deus, alguns fiéis esqueceram quem é Deus realmente? Ficamos mais focados em nós mesmos e em nosso comportamento do que em nosso Deus e o respeito que lhe devemos quando entramos em sua presença para adorar-lhe?”.
Concluindo sua reflexão, Dom Serratelli advertiu que a primeira preocupação dos cristãos deve ser aproximar-se de Deus com um coração puro e limpo e arrepender-se eficazmente de todos os pecados. “No entanto, não podemos esquecer que nossa veste é importante”, esclareceu. O Bispo de Paterson indicou que seria muito difícil descrever de forma concreta a veste apropriada para a Igreja, mas declarou que “pode se dizer com clareza e, com certeza, que as vestes que levamos para a igreja não deveriam chamar a atenção sobre nós”. (EPC)
Deixe seu comentário