Cardeal Tagle conclui a V Conferência Filipina sobre a Nova Evangelização
Manila – Filipinas (Terça-feira, 24-07-2018, Gaudium Press) A V Conferência Filipina sobre a Nova Evangelização, foi concluída no Domingo. Desde o último dia 18, mais de cinco mil pessoas, entre leigos, sacerdotes, religiosos e religiosas, estavam reunidos em Manila.
Oferecer uma experiência incisiva de Jesus, da Igreja e da missão; e o chamado – motivado somente pelo amor a Cristo – estiveram entre os objetivos propostos pelos organizadores do evento.
Além das sessões plenárias, os participantes tiveram a oportunidade de debateram sobre paróquia, instrução, lugar de trabalho, governo, família, jovens, mídias digitais e sociais, catequese, Igreja em missão, novos ministérios, jovens adultos e novas tendências na Igreja.
A primeira Conferência Filipina sobre a Nova Evangelização foi promovida pelo Cardeal Tagle em 2013 como resposta local ao apelo a uma nova evangelização e à renovação da experiência de fé no contexto local e asiático.
Com 80% de católicos, divididos em 86 dioceses, as Filipinas têm hoje 110 milhões de habitantes.
Radicados em Jesus
No encerramento do Encontro, o Cardeal Luís Antônio Tagle definiu a Conferência: “Trata-se de uma oportunidade para permanecer radicados em Jesus”.
Foi o próprio Cardeal que conduziu a sessão plenária sobre a “vida espiritual dos sacerdotes mediante o encontro com Cristo”, a partir do tema “Partilhar no único sacerdócio de Cristo”.
Nessa ocasião o purpurado afirmou que “Não há evangelização se não nos radicamos sempre mais na pessoa da boa nova, Jesus. Ele é o Evangelho em pessoa” e ainda acrescentou: a “Conferência Filipina sobre a Nova Evangelização é rica de rituais e alguns destes se tornaram uma espécie de identidade”.
Em Cristo, transformar a realidade, os valores e a vida de fé
O Encontro foi uma ocasião para o arcebispo de Manila explicar que a Assembleia “não é somente um ritual, somente uma conferência, é uma questão de vida, radicada na vida, e deveria transformar a realidade, os valores e o viver da fé cristã”.
(JSG)
(Da Redação Gaudium Press, com informações FIDES)
Deixe seu comentário