Gaudium news > Bento XVI diz desejar que o mundo nunca mais se manifeste com destruições como Hiroshima e Nagasaki

Bento XVI diz desejar que o mundo nunca mais se manifeste com destruições como Hiroshima e Nagasaki

Cidade do Vaticano (Segunda, 12-10-2009, Gaudium Press) Neste domingo, Bento XVI recitou o Ângelus, do adro da Basílica de São Pedro, para uma enorme massa de fiéis aglomerados na praça petrina. A multidão estava presente em boa parte por conta da cerimônia de canonização de cinco novos santos europeus, ocorrida momentos antes, na própria Basílica.

Na sua alocução que antecede a oração mariana, Bento XVI saudou as inúmeras delegações oriundas das terras de origem dos santos canonizados, as autoridades e as delegações oficiais de Bélgica, Espanha, França, Polônia e Estados Unidos.

O Santo Padre saudou os fiéis nas línguas dos novos santos: espanhol, francês, flamengo e polonês. Fez também uma saudação em alemão. Em cada saudação o Papa falou sobre os novos santos, citando-os como modelos a serem seguidos, sobretudo por sua entrega gratuita a serviço dos demais.

Em inglês, cumprimentou um grupo de sobreviventes do ataque nuclear de Hiroshima e Nagasaki, presente para o Ângelus, e declarou: “Espero que nunca mais o mundo testemunhe tamanha destruição em massa de vidas humanas inocentes”.

Falando em francês, pediu que os fiéis acompanhem com as orações os trabalhos do II Sínodo para a África, em andamento no Vaticano.

Em espanhol, disse: “Dirijo un caluroso saludo a los peregrinos del lengua española, en particular a los que han participado en esta gozosa ceremonia de Canonización, en especial a los Señores Cardenales, Arzobispos y Obispos que han venido con ellos de España, tierra tan fecunda en frutos de santidad. El dominico san Francisco Coll, con su entrega sacerdotal y misionera, y el trapense san Rafael Arnáiz Barón, con su alma enteramente contemplativa, ambos fervientes devotos de la Virgen María, hacen honor a la mejor tradición religiosa y a las profundas raíces cristianas de su pueblo. Que el ejemplo y la intercesión de estos nuevos Santos avive en todos, y particularmente en las Dominicas de la Anunciata, en la Orden de Predicadores y en los monjes Trapenses, el compromiso de seguir generosa y desinteresadamente a Cristo, según la propia vocación, dando testimonio de su Evangelio en la sociedad de hoy. Saludo también a los grupos procedentes de Colombia y otros Países Latinoamericanos”.

Quando dirigiu-se em polonês, Bento XVI recordou que na Polônia se celebrava ontem “dzien papieski” (dia do Papa), uma iniciativa da Igreja Católica na pátria de João Paulo II que teve início quando ele ainda estava vivo, em sinal de agradecimento pela sua contribuição à Polônia. O Dia acontece há nove anos, tradicionalmente no domingo que precede o dia 16 de outubro, dia da eleição pontifícia do cardeal Karol Wojtyla. É uma celebração com eventos culturais e com uma coleta nacional para os jovens sem recursos para ajudá-los a receber uma bolsa de estudos.

Por fim, Bento XVI recordou que Nossa Senhora é a estrela que orienta todo itinerário de santidade. “O seu fiat é modelo de perfeita adesão à divina vontade e o seu magnificat expressa o canto de júbilo da Igreja, que sobre esta terra vibra pelas grandes obras de Deus e, no céu, louva eternamente a sua glória.”

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas