Diocese portuguesa promove encontro sobre “Música Sacra na Liturgia Nupcial”
Viana do Castelo – Portugal (Quinta-feira, 21-06-2018, Gaudium Press) A tendência é de, cada vez mais, compreender a importância da música sacra em todas as cerimônias litúrgicas da Igreja.
A música tem a capacidade de influenciar os estados de espírito dos que a ouvem e se deixam penetrar por ela.
Já no começo do século passado o Papa São Pio X tratou desse assunto ressaltando a importância de, por isso mesmo, a música ser na liturgia de um importante auxílio para elevar a alma a Deus, ou seja, para rezar.
São muitos os estilos de músicas e, até no campo da liturgia existem variedades legítimas: polifônico, canto chão, gregoriano e ainda outros.
A escolha de São Pio X pelo Gregoriano explica-se porque o Santo via neste estilo musical uma forma correta de atuar nos temperamentos.
E, talvez seja por isso que, sem excluir as demais formas legítimas de louvar a Deus pela música, ele tivesse afirmado que o gregoriano seria o estilo musical católico mais adequado para o fiel cantar e louvar ao Senhor.
O Encontro da Diocese de Viana do Castelo
Certamente seja por que o Secretariado de Pastoral Litúrgica, da Diocese de Viana do Castelo, organiza hoje um encontro formativo sobre a ‘Música Litúrgica no Sacramento do Matrimônio’.
Será uma oportunidade para adequar à importância deste Sacramento, a alegria, as preces e esperanças dos nubentes, familiares e comunidade.
O Encontro se realiza no Centro Paulo VI, em Darque, na diocese de Viana do Castelo.
A nota distribuída pela Diocese afirma que os participantes terão “oportunidade de enriquecer a formação” no campo litúrgico-musical.
Deverão estar presente três especialistas na área da música sacra e que se encontram em consonância com as atuais orientações canônicas: João Duque, Eugénio Amorim e ainda o padre José Joaquim Ribeiro.
Na ocasião do Encontro Litúrgico será apresentado o ‘Cantoral Nacional’ que foi publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia, com repertório exclusivo para a Liturgia Nupcial.
Esse Encontro destina-se aos grupos corais paroquiais, mas também aos não paroquiais, bem como a todos os leigos. (JSG)





Deixe seu comentário