Gaudium news > Igreja em Portugal anuncia Ano Missionário em todas Dioceses

Igreja em Portugal anuncia Ano Missionário em todas Dioceses

Portugal – Lisboa (Quarta-feira, 30-05-2018, Gaudium Press) Através de uma Nota Pastoral intitulada ‘Todos, Tudo e Sempre em Missão’, a Conferência Episcopal Portuguesa anunciou que a Igreja em Portugal viverá um Ano Missionário, em todas as Dioceses, de outubro de 2018 a outubro de 2019.

Igreja em Portugal anuncia Ano Missionário em todas Dioceses.jpg

“Que este Ano Missionário se torne uma ocasião de graça, intensa e fecunda, de modo que desperte o entusiasmo missionário. E que este jamais nos seja roubado! Nesse entusiasmo, a formação missionária deve perpassar toda a nossa catequese e as escolas de leigos, e ser inserida nos currículos dos Seminários e das Faculdades de Teologia”, exorta a Nota Pastoral.

Os Bispos portugueses recordaram que o mês de outubro de 2019 foi declarado pelo Papa Francisco como um ‘Mês Missionário Extraordinário’, com o objetivo de “despertar para uma maior consciência da missão e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”.

“Acolhendo com alegria a proposta do Papa Francisco de um Mês Missionário Extraordinário para toda a Igreja, nós, Bispos portugueses, propomo-nos ir mais longe e celebraremos esse mês como etapa final de um Ano Missionário em todas as nossas Dioceses, de outubro de 2018 a outubro de 2019”, diz o documento.

Desde que iniciou seu pontificado, o Papa Francisco tem exortado aos católicos para que renovem seu encontro pessoal com Cristo. “Com o ‘sonho missionário de chegar a todos’, o Santo Padre tem incentivado a ir às periferias, a ir até junto dos pobres, convidando os jovens a ‘fazer ruído’, a não ‘ficarem no sofá’ a verem a vida passar. Convida a Igreja a não ficar entre si sem correr riscos, mas ter a coragem de ser uma Igreja viva, acolhedora, dos excluídos e dos estrangeiros”, ressaltam.

Destacando a urgência da evangelização, os Bispos portugueses frisam que “como discípulos missionários, devemos entrar decididamente com todas as forças nos processos constantes de renovação missionária, pois, hoje, cada terra e cada dimensão humana são terra de missão à espera do anúncio do Evangelho”.

A Nota Pastoral é concluída com o seguinte convite à missão: “Ao longo deste Ano Missionário, de outubro de 2018 a outubro de 2019, façamos todos – bispos, padres, diáconos, consagrados e consagradas, adultos, jovens, adolescentes, crianças – a experiência da missão. Sair. Irmos até uma outra paróquia, uma outra diocese, um outro país em missão, para sentirmos que somos chamados por vocação a sermos universais, ou seja, a termos responsabilidade não só sobre a nossa comunidade, mas sobre o mundo inteiro”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas