Gaudium news > Bispo emite comunicado contra Ministro da Cultura Argentino por blasfêmia

Bispo emite comunicado contra Ministro da Cultura Argentino por blasfêmia

 

ministrodaculturaargentino.png

Argentina – Buenos Aires (Quarta-feira, 30-05-2018, Gaudium Press) A atitude de Enrique Avogadro provocou, nas redes sociais, indignação. Em visita a uma feira de arte contemporânea onde estava representado, uma torta de tamanho natural, do corpo de Jesus Cristo, morto. O ministro da Cultura em um vídeo que circula nas redes, com mais de 60 mil acessos, aparece comendo um pedaço da torta, entre risos dos participantes.

Diante da repercussão nas redes sociais, o ministro pediu desculpas através do sua página no facebook dizendo que não tinha intensão de ofender ninguém.

Monsenhor Rubén Frassia, bispo de Avellaneda-Lanús, expressou seu assombro pelo acontecimento sucedido na exposição e afirmou que: “Esta noticia golpeia o coração dos crentes cristãos e todas as pessoas que respeitam as crenças dos outros, embora não a compartam. Abaixo transcrevermos o comunicado de Dom Frassia.

Que estupor!

Com grande espanto e dor, tomo conhecimento desta notícia, que atinge os corações dos cristãos, e de todos os verdadeiros crentes e pessoas que respeitam as crenças dos outros, mesmo quando não as compartilham. A falta de prudência, se não tem limites, pode levar ao desrespeito.

Primeiro, para aqueles que fizeram aquele bolo, com a imagem de Jesus Cristo. Não conheço suas intenções mais profundas, mas posso objetivamente dizer que é ofensivo e sem propósito.

Com fé, de qualquer religião, ou com as profundas convicções de qualquer cidadão, você não deve jogar, no sentido de banalizar-las ou ridicularizar-las. A arte, como toda comunicação prudente, deve ter limites. A falsa arte não respeita e nem se respeita, chegando às vezes a ofensa, se for feita deliberadamente. É verdadeiramente doloroso!

E, em seguida, o ministro da Cultura da Cidade de Buenos Aires, ENRIQUE AVOGRADO, na função social que ocupa, mesmo que precisou comparecer, deveria ter ponderado quanto às circunstâncias, no teor da obra, o fato de comer dela e o modo como realizou.

A superficialidade na mídia, a falta de objetividade e respeito mais uma vez, independentemente da motivação, com a qual foi feita, nos preocupa. Parece-me que apenas desculpas não são suficientes.

Como crente e como bispo católico desta Igreja de Avellaneda-Lanús, repudio o pretenso bolo e a participação do ministro.

Senhores, isso é muito sério e deveriam suspender esta suposta “Feria de Arte Contemporânea Argentina e deveriam prestar mais atenção a que critérios se baseiam quando se qualificam de arte determinadas obras.

+ Mons. Rubén O. Frassia
Bispo de Avellaneda-Lanús

Da Gaudium Press com informações agência AICA

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas