Gaudium news > Clube que tem a Cruz de São Tiago em sua camisa recebe honraria na Espanha

Clube que tem a Cruz de São Tiago em sua camisa recebe honraria na Espanha

Santiago de Compostela – Espanha (Segunda-feira, 28-05-2018, Gaudium Press) O Fortaleza Esporte Clube, time de futebol que adotou em um de seus uniformes a cruz-espada de São Tiago por ocasião dos seus 100 anos de fundação, teve sua camisa Centenarium abençoada na Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha, na última quarta-feira, 23 de maio.

Clube que tem a Cruz de São Tiago em sua camisa recebe honraria na Espanha.jpg

Na ocasião, o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, esteve presente na Celebração Del Clavijo, na Catedral de Santiago, no dia simbólico dedicado à Cruz de Santiago. Além dele, participou da cerimônia o historiador do centenário, professor Adauto Leitão.

“O presidente Marcelo Paz foi convidado pelo presidente da Arquiconfraria Universal do Apóstolo Santiago, Dom Ángel González Fernández, na condição de alguém que promove a Cruz de Santiago”, informa o site da agremiação futebolística cearense. “A bênção da camisa Centenarium foi conduzida pelo Canónigo Lectoral da Catedral de Santiago de Compostela, Dom. José Fernández Lago”, completou.

Em seguida, na quinta-feira, 24 de maio, o Fortaleza recebeu a Medalla de Oro, honraria que se trata de um diploma, sendo “a maior comenda da Ordem do Caminho de Santiago, tendo duas faces simbólicas, a Cruz de Santiago centralizada e a imagem de Santiago Pórtico de la Gloria”.

 Clube que tem a Cruz de São Tiago em sua camisa recebe honraria na Espanha (2).jpg
Presidente da Archicofradia, Don José Lago,
o Canónigo Lectoral da Catedral de
Santiago de Compostela, Dom José Fernández Lago,
e Marcelo Paz, Presidente do Fortaleza
Foto: Fortaleza Esporte Clube

Esta honraria, segundo o clube, lhe foi conferida “por levar a Cruz de Santiago em seu uniforme (Centenarium) e por todos os méritos sociais e desportivos ligados ao clube”.

Nesse mesmo dia, tanto o presidente do Fortaleza quanto o historiador do centenário receberam o diploma das mãos do Gran Mestre da Ordem do Caminho de Santiago, Dom Miguel Pampin Rua, em ato realizado no salão nobre do Hotel dos Reis Católicos.

Além disso, Marcelo Paz recebeu oficialmente o convite para ser um Cavalheiro da Ordem do Caminho de Santiago, a qual tem origens nos anos de 1400 e possui Mestres e Cavalheiros em vários países, os quais tiveram alguma ação relevante em prol do Caminho de Santiago.

O presidente do Fortaleza já cumpriu um dos requisitos do Estatuto, que foi estar em Santiago de Compostela, em datas alusivas à tradição, que se cumpriu na Celebração da Cruz de Santiago. Agora, ele vai participar da investidura dos cavaleiros, que acontece sempre no dia 25 de julho, data festiva do Apóstolo São Tiago.

A Cruz de São Tiago foi incluída no uniforme do Fortaleza Esporte Clube em referência ao Fortim de São Tiago, a primeira fortaleza da cidade, localizada em seu marco zero, na Barra do Ceará.

 Clube que tem a Cruz de São Tiago em sua camisa recebe honraria na Espanha (3).jpg
A Medalla de Oro, a maior comenda da Orden del Camino de Santiago
Foto: Fortaleza Esporte Clube

Durante a apresentação da camisa em dezembro de 2017, o Arcebispo de Santiago de Compostela, Dom ‎Julián Barrio, enviou uma bênção à equipe futebolística. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da ACI

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas