Gaudium news > Em Buenos Aires, milhares de peregrinos devem ir ao Santuário de Santo Expedito

Em Buenos Aires, milhares de peregrinos devem ir ao Santuário de Santo Expedito

Buenos Aires – Argentina (Quinta-feira, 19-04-2018, Gaudium Press) Mais uma vez, milhares de peregrinos deverão ir até o bairro de Balvanera, na capital argentina para honrar, venerar e rezar diante de Santo Expedito.

19-Em Buenos Aires, milhares de peregrinos devem ir ao Santuário de Santo Expedito.jpg

As celebrações na Paróquia de Nossa Senhora de Balvanera e Santuário de Santo Expedito serão realizadas neste 19 de abril inspiradas no lema: “Amemos com obras como fez Santo Expedito”.

O pároco, Padre Walter Marchetti, disse:

“Existe muita dor e pobreza entre nós. Irmãos e irmãs enfermos, tristes, angustiados, desprezados, despojados de seus direitos, abandonados pela sociedade, silenciados por poderes que os esmagam, e centenas de outros modos mais que à pobreza se soma a grande dor de estar só e sem ajuda”, e expressou o desejo de “lavar os pés de nossos irmãos”, como fez Jesus na última ceia.

A Festa

A Festa de Santo Expedito na Paróquia de Nossa Senhora de Balvanera e Santuário de Santo Expedito começa ainda na madrugada do dia 19 de abril, logo após a meia noite quando a Igreja é aberta solenemente para a Missa que abre as comemorações do dia.

O Santuário permanece aberto até a meia noite. Durante todo o dia haverá confissões, celebrações Eucarísticas, exposição do Santíssimo Sacramento, bênçãos de objetos.

As missas serão às 6 horas, às 7:30, 9, 10:30, 12, 19:30 e 21 horas.
As celebrações solenes serão às 14 horas e às 15:30 horas e serão presididas pelos bispos auxiliares de Buenos Aires, Dom Gustavo Carrara e Dom Enrique Segui.

Às 17 horas será realizada uma procissão com a Imagem de Santo Expedito sendo conduzida pelas ruas do Bairro.
Uma hora Santa com adoração a Jesus Sacramentado encerra a Festa. (JSG)

Santo Expedito

Santo Expedito provinha de uma família do patriciado romano. Ele seguiu a carreira militar e chegou ao posto de comandante nas Legiões Romanas.

Foi designado para Melitene, a antiga Capadócia, hoje Turquia. Ele recebia um soldo generoso e gozava de todos os privilégios oriundos da classe a que pertencia.

Em seu coração nasceu e acendeu a chama da Fé Cristã à medida em que ia conhecendo a pregação e o testemunho dos cristãos.

Após uma de suas batalhas decidiu converter-se, porém, narra a tradição que, ante sua iminente decisão, lhe apareceu um corvo que tentava dissuadi-lo gritando constantemente a palavra “cras”, que significa “amanhã”, em latim.

Imediatamente ele respondeu “hodie”, que também vindo do latim, significa hoje. E ele ainda acrescentava “Não deixarei para amanhã, hoje serei cristão”. Então esmagou o corvo com seus pés deixando com este gesto expressa sua opção de Fé.

Junto com outros soldados convertidos morreu mártir na perseguição do imperador Diocleciano, no ano 303.

A causa mais justa e urgente pela qual ele pode interceder é pela nossa pronta e imediata conversão, sem dúvida. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas