Cardeal domincano pede que comunidade internacional ajude o Haiti
Santo Domingo (Sexta, 09-10-2009, Gaudium Press) O cardeal arcebispo de Santo Domingo, dom Nicolás de Jesús López Rodríguez, disse, na última quarta (7), que a República Dominicana não pode assumir os problemas do vizinho Haiti e pediu à comunidade internacional que auxilie a empobrecida nação.
O prelado negou qualquer tipo de discriminação contra os haitianos e afirmou que os dominicanos dão trabalhos e alimentos a centenas de milhares de pessoas que chegam ao país.
“Eu me pergunto se as pessoas que estão dizendo isso estão fazendo em seu país o que nós fazemos aqui pelo Haiti”, disse dom Nicolás, referindo-se aos organismos que questionam a República Dominicana e acusam o país de racismo.
O arcebispo metropolitano disse, ainda, que não vai ceder a esses tipos de campanha e classificou a República Dominicana como um “país livre, independente e não sujeito a ninguém” e afirmou também não aceitar que qualquer um possa impôr a maneira como o país deve agir.
Na opinião do prelado, a maior parte do problema entre os dois países é a falta de uma política de imigração definida por parte das autoridades dominicanas.
O cardeal Nicolás participou da celebração do 3º aniversário do Programa de Suporte Especial Contra o Cancêr (Pesca), que desenvolve o Programa de Medicamentos Essenciais (Promise) no Hospital infantil Robert Reid Cabral e em outros centros assistenciais em todo o país.
Ele apreciou a iniciativa e se comprometeu a continuar apoiando o projeto.
Deixe seu comentário