Arquidiocese do Rio anuncia comemorações pelos 78 anos de inauguração do Cristo Redentor
Rio de Janeiro (Sexta, 09-10-2009, Gaudium Press) A arquidiocese do Rio de Janeiro anunciou hoje a comemoração, no dia 12 de outubro, dos 78 anos de inauguração do Cristo Redentor. Às 15h, o Santuário Cristo Redentor dará início à segunda fase do processo de geminação com o Santuário Cristo Rei, em Portugal, com a celebração de uma missa transmitida pela Rede Vida. Haverá, ainda, bênção aos turistas de hora em hora, oração do Ângelus e recitação do Rosário.
Segundo o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, o projeto de geminação dos santuários Cristo Redentor, do Brasil, e Cristo Rei, de Portugal, teve início no dia 17 de maio deste ano, por ocasião dos festejos do cinquentenário de inauguração do santuário dedicado a Cristo Rei. Naquele dia, até mesmo a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que raramente sai de seu santuário, marcou presença no encontro.
A inspiração começou em 1934, com o então Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manoel Cerejeira, que, ao conhecer o Corcovado, planejou construir obra semelhante em Lisboa. A pedra fundamental do Santuário Cristo Rei foi lançada a 18 de dezembro de 1949 e o monumento inaugurado dez anos depois, em 17 de maio de 1959. “É interessante notar que nós que recebemos da Península Ibérica o primeiro anúncio da fé, tenhamos em Portugal um Santuário inspirado na imagem do nosso Cristo Redentor”, afirma dom Orani João Tempesta.
Deixe seu comentário