Bento XVI recebe presidente palestino em audiência
Cidade do Vaticano (Quinta, 08-10-2009, Gaudium Press) Na manhã desta quinta-feira, o Papa Bento XVI não pôde participar da sexta congregação geral do Sínodo dos Bispos para a África. Isto porque, no momento em que se desenrolava a congregação, Bento XVI estava reunido no Vaticano com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, a quem recebeu em uma audiência privada.
Segundo comunicado divulgado após o encontro pela Sala de Imprensa da Santa Sé, a conversa entre Bento XVI e Mahmoud Abbas se focou basicamente sobre a situação dos católicos na Palestina. A audiência, a portas fechadas, durou cerca de 15 minutos e, segundo o Vaticano, se desenvolveu em uma atmosfera “cordial”.
Ainda de acordo com o comunicado oficial, a recente viagem do pontífice à Terra Santa também foi abordada na conversa. Segundo a nota, a viagem do Papa propiciou para que tenha sido “aberto um diálogo sobre a situação no Oriente Médio e, em particular, sobre a necessidade de se encontrar uma solução justa e duradoura para conflito israelo-palestino, no qual os direitos de todos sejam reconhecidos e respeitados. Com relação a isso, foi destacada a importância da cooperação e do mútuo respeito entre as partes e o apoio da comunidade internacional”.
Imediatamente após o encontro, o presidente Abbas se reuniu com o cardeal secretário de Estado do Vaticano, Tarciso Bertone, que estava acompanhado pelo secretário para as Relações com os Estados, mons. Dominique Mamberti.
A delegação palestina está em Roma para uma visita oficial. Ontem, Abbas já havia sido recebido pelo primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi.
À tarde, o pontífice participa da congregação geral do Sínodo africano e, às 18h30, assiste a um concerto, no Auditório da Conciliação, para recordar os 70 anos do início da Segunda Guerra Mundial. No próximo sábado, Bento XVI receberá em audiência privada o primeiro-ministro francês, François Fillon, e o rei e a rainha da Bélgica, Alberto II e Paola.
Deixe seu comentário