Celam inicia o II Congresso sobre a Ética da Comunicação nas universidades da América Latina e do Caribe
Bogotá (Quinta, 08-10-2009, Gaudium Press) Com a participação de delegados, estudantes e representantes de mais de 15 países da América Latina e Caribe, começou hoje, na sede da Conferência Episcopal Colombiana (CEC), em Bogotá, o II Congresso Latinoamaericano “Ética da Comunicação e Comunicação Ética”. O evento, que acontence entre os dias 7 e 9 de outubro, é organizado pelo Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam) e pela Universidade Minuto de Dios (Uniminuto).
Na sessão de apresentação inaugural participaram o secretário do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais (PCCS), dom Paul Tighe, o bispo auxiliar de San Salvador, dom Gregório Rosa Chávez, o decano da Faculdade de Ciências da Comunicação da Uniminuto, Pe. Harold Castilla, o diretor do Departamento de Comunicações do Celam, Pe. Carlos Quintero, entre outros.
Durante a cerimônia, dom Tighe disse que a união entre o PCCS e o Departamento de Comunicações do Celam “é um trabalho em conjunto não apenas nos eventos que participamos, mas sim no diálogo que existe. Nossa preocupação é a comunicação que vai muito além da mídia”, disse ele.
Ele também acrescentou que o encontro significa “um reconhecimento para a América Latina e para o Caribe, para que continuem desenvolvendo processos que trabalhem a favor da evolução da Igreja”.
O diretor do Departamento de Comunicações do Celam, Pe. Quintero, em entrevista à Gaudium Press, assinalou os principais objetivos do congresso: “Refletir sobre o ensino da ética nas univerisdade da América Latina e Caribe, para mostrar os resultados da investigação, que nos conduzam a propiciar aos estudantes e nos profissionais atitudes e compromissos mais éticos”.
“Devemos estar entre todas as estratégias comuns para que a ética não seja apenas um ensinamento, mas sim que se converta na mesma essência assumida pelo ser humano”, observou Pe. Quintero.
O presbítero também ressaltou o papel da Igreja no mundo a formação de verdadeiros homens e seres íntegros: “A missão da Igreja é evangelizar, essa é sua identidade própria e o modelo a seguir é Jesus Cristo. Nosso trabalho pretende mostrar o caminho às pessoas a encontrar e descobrir a verdadeira maneira de viver como cristãos “, concluiu.
Entre as atividades programadas para hoje, está prevista uma coletiva à imprensa com a participação de dom Tighe e o bispo auxiliar de San Salvador, dom Gregorio Rosa Chávez, a partir das 17h.
O I Congresso de Ética na Comunicação foi realizado em 2007, na Universidade de St. Bonaventure, em Bogotá. Estiveram presentes delegados de 13 países e teve como tema “Para que o Jornalismo recupere sua alma”.
Deixe seu comentário