Gaudium news > Papa nomeia bispos para Pernambuco, no Brasil, e San Isidro, na Argentina

Papa nomeia bispos para Pernambuco, no Brasil, e San Isidro, na Argentina

Cidade do Vaticano (Quinta, 08-10-2009, Gaudium Press) A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou ontem novas nomeações episcopais feitas por Bento XVI. Entre os novos bispos há dois para a América Latina: dom Egidio Bisol, italiano, para a diocese de Afogados da Ingazeira, no estado de Pernambuco, e dom Óscar Vicente Ojea, que vai de Buenos Aires para a diocese de San Isidro, também na Argentina, como auxiliar.

Além desses, o Papa nomeou também: dom Bernard Anthony Hebda, do clero da diocese de Pittsburgh, até o presente momento subsecretário do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, como novo bispo de Gaylord, nos Estados Unidos; dom Patrick Le Gal, então ordinário militar pela França, como bispo auxiliar da arquidiocese de Lyon, com a sede titular episcopal de Arisitum; e o Padre Luc Ravel, responsável pela formação na Abadia “Saint-Pierre”, em Champagne-sur-Rhône, na França, como o novo bispo ordinário militar, no lugar de dom Le Gal.

Biografias

Dom Egidio Bisol nasceu em 23 de dezembro de 1947 em Bassano del Grappa, na diocese de Vicenza, na Itália. Completou os estudos filosóficos e teológicos no Seminário Maior de Vicenza e foi ordenado sacerdote em 31 de maio de 1972 pela diocese de Vicenza, pela qual foi vigário paroquial em Valdagno até 1975.

Desde 1976 está no Brasil como missionário “fidei donum”: antes, na diocese de Afogados da Ingazeira e, recentemente, em Roraima.

No Brasil, prestou um curso de liturgia e outro de “Arte Sacra e Liturgia” na Faculdade Pontifícia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo.

Exerceu as seguintes funções: na diocese de Afogados da Ingazeira foi pároco, assistente diocesano da Pastoral Jovem, formador no Seminário Regional do Nordeste II, em Recife, (1988-1989), vigário geral, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores, coordenador diocesano do Projeto “Ser Igreja no Novo Milênio” (1996-2000), coordenador diocesano da Pastoral Carcerária (desde 2000), assistente eclesiástico da Pastoral Familiar (2001-2006), professor no Seminário Diocesano Propedêutico e Maior (desde 2003), formador no Seminário Diocesano Propedêutico (desde 2003), presidente da Comissão Central do Jubileu de Ouro e presidente das Missões Populares do Congresso Eucarístico diocesano (2005-2007). Por muitos anos exerceu o cargo de assessor das assembleias, dos encontros e dos cursos na diocese de Afogados da Ingazeira e em outras dioceses da Regional NE 2.

Em 2008 foi enviado a serviço da diocese de Roraima, onde se encontra atualmente, como membro da equipe responsável pela cura pastoral da área missionária “Santa Rosa de Lima”, na periferia de Boa Vista.

Dom Óscar Vicente Ojea – bispo titular de Suelli, auxiliar de Buenos Aires. Nasceu em 15 de outubro de 1946 em Buenos Aires, onde mais tarde completou seus estudos eclesiásticos, no Seminário diocesano da cidade, e obteve o título de bacharel em Teologia na Universidade Católica Argentina (U.C.A.).

Foi ordenado sacerdote em 25 de novembro de 1972. Dedicou toda a sua vida sacerdotal ao ministério paroquial. De 1973 a 1985 foi vigário paroquial em diversas paróquias e, desde 1976, pároco, sucessivamente, das paróquias de Santa Madalena, de Santa Rosa de Lima e de “Nuestra Señora del Perpetuo Socorro”, uma das mais importantes e populosas de Buenos Aires. Várias vezes foi decano da Zona 2 e também assessor do Movimento Familiar Cristão.

Em 24 de maio de 2006 foi nomeado bispo titular de Suelli e auxiliar de Buenos Aires e recebeu a consagração episcopal em 2 de setembro do ano seguinte.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas