Gaudium news > Divulgado o prefácio das obras completas de Bento XVI em russo

Divulgado o prefácio das obras completas de Bento XVI em russo

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 06-10-2017, Gaudium Press) A Fundação Vaticana Joseph Ratzinger – Bento XVI publicou o texto do prefácio redigido pelo Papa emérito para a edição em língua russa do Volume XI de suas obras completas, dedicadas ao tema da Teologia da Liturgia. O volume será apresentado em Moscou na primavera de 2018 e será seguido pela edição em russo da trilogia de obras do Pontífice sobre Jesus de Nazaré.

Divulgado o prefácio das obras completas de Bento XVI em russo.jpg

“Nihil Operi Dei praeponatur – Nada se anteponha ao Culto Divino”, inicia o prefácio Bento XVI. A frase de São Bento em sua Regra estabelece a prioridade que para os religiosos tem a Liturgia em sua Regra estabelece a prioridade que para os religiosos tem a Liturgia, acima de qualquer preocupação cotidiana. O Santo ordenou aos monges deixar de lado os trabalhos terrenos para dar seu devido tempo aos celestiais: “No momento do Ofício Divino, assim que se escute o sinal, deixem tudo o que tenham nas mãos e acuda-se com a máxima solicitude”.

Em contraste com esta disposição do Padroeiro da Europa, “na consciência das pessoas de hoje, as coisas de Deus e portanto a Liturgia não parecem urgentes para nada”, lamentou o Papa emérito. “Há uma urgente necessidade para todas as coisas possíveis. As coisas de Deus não parecem ser urgentes”. Apesar da vida secular dos fiéis ser distinta da dos monges, “a prioridade de Deus que esquecemos é válida para todos. Se Deus não é importante, mudamos os critérios para estabelecer o que é importante”.

Segundo Bento XVI, a má interpretação da reforma litúrgica posterior ao Concílio Vaticano II levou a muitos a colocarem em primeiro plano “o aspecto da educação e da própria atividade e criatividade” e inclusive fez que “os homens quase esquecessem da presença de Deus”, uma situação que coloca em risco a Igreja mesma. “A Igreja está em perigo quando a primazia de Deus não aparece na liturgia e portanto na vida”.

“A causa mais profunda da crise que tem sacudido a Igreja está no escurecimento da prioridade de Deus na Liturgia. Tudo isto me levou a dedicar-me ao tema da Liturgia mais que no passado poque sabia que a verdadeira renovação da Liturgia é uma condição fundamental para a renovação da Igreja”, concluiu o Pontífice emérito. “Espero que este livro possa ajudar aos cristãos da Rússia a entender de uma forma nova e melhor o grande presente que nos é doado na Sagrada Liturgia”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas