Seminário na Colômbia discute realidade socioambiental nas fronteiras amazônicas
Bogotá (Quinta, 01-10-2009, Gaudium Press) Entre os dias 4 e 9 de outubro, em Letícia, cidade da Colômbia, vai ter início o seminário sobre a realidade socioambiental nas fronteiras amazônicas, que será realizado na comunidade indígena Kokama Ronda, informou a CNBB.
O evento é organizado pela Associación de Cabildos Indígenas del Trapézio Amazônico (Acitam); Conselho Indigenista Missionário (CIMI); Região Norte 1 da CNBB (Norte do Amazonas e Roraima); Equipe Itinerante; Organização dos Estudantes Indígenas da Amazônia Peruana (Oepiab) e pela Rede Ambiental Loretada (RAL).
Segundo os organizadores, o objetivo do encontro é aprofundar a comunicação e articulação entre entidades e organizações indígenas sobre a realidade socioambiental nas fronteiras do Brasil, Peru e Colômbia, e enfrentar os problemas comuns que afetam de maneira negativa as populações locais.
Os organizadores também afirmam que o seminário será um espaço para compartilhar informações sobre as conjunturas locais, analisar os impactos socioambientais sobre as populações indígenas, camponesas, ribeirinhas e urbanas e ainda conhecer as leis ambientais de cada país, analisando tendências e como elas afetam o cotidiano da população local.
A coordenadora do Cimi, Edina Pitarelli, explicou que deseja que o evento se torne “um espaço alternativo” e que ofereça “ferramentas para enfrentar a luta por outro mundo possível a partir da cosmovisão dos povos tradicionais, desde sua cultura e espiritualidade”.
Deixe seu comentário