Unesco reconhece procissões da Semana Santa de Popayán como patrimônio da humanidade
Bogotá (Quarta, 30-09-2009, Gaudium Press) A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) divulgou nesta quarta-feira em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) uma lista em que reconhece 75 tradições culturais como patrimônio cultural imaterial da humanidade, entre elas as procissões da Semana Santa de Popayán, na Colômbia.
Segundo o documento, as procissões na cidade de Popayán, celebradas desde o período colonial, integram as mais antigas e tradicionais comemorações do país – historiadores afirmam que o início foi na segunda metade do século XVI.
“Desde terça até o sábado anterior à Páscoa de Ressurreição têm lugar, entre 20 e 23 horas (de duração), cinco procissões dedicadas respectivamente à Virgem Maria, Jesus, Santa Cruz, Santo Enterro e à Ressurreição, que recorrem a um itinerário de cerca de dois quilômetros pelo centro da cidade”, diz o texto.
A Colômbia já contava com outras expressões culturais reconhecidas pela Unesco: o Carnaval de Barranquilla e o espaço cultural de São Basílio de Palenque.
Deixe seu comentário