Fiéis rezarão o Rosário no centro histórico de Salvador
Salvador (Quarta, 30-09-2009, Gaudium Press) No próximo sábado, 3, a partir das 14h, os fiéis da capital baiana se reúnem para participar da 7ª edição do “Rosário no Centro Histórico”, evento que já faz parte do calendário da arquidiocese de Salvador. O encontro vai contar com a participação de representantes de paróquias e movimentos leigos em quatro igrejas: Nossa Senhora da Ajuda, São Domingos, São Francisco e Catedral Basílica.
O diferencial desta mobilização católica é a forma de rezar. O Grupo Oração Pela Arte (OPA), que coordena a atividade, leva para cada Igreja o carisma do grupo, por meio de uma didática que une oração e arte em suas diferentes modalidades, como o teatro, a música, a dança, artes plásticas. Dessa forma, os participantes são convidados a rezar – por meio dos elementos artísticos – os Mistérios que compõem a Santa Oração.
Os Mistérios serão rezados simultaneamente em cada local e, ao final, todos se encontram para a benção final e a coroação de Nossa Senhora, na catedral basílica, por volta das 16h. Na Igreja Nossa Senhora da Ajuda serão proclamados os Mistérios Gozosos; na Igreja de São Domingos, os Luminosos; na de São Francisco, os Dolorosos; e na Catedral Basílica, os Gloriosos.
O objetivo, segundo o fundador do OPA e idealizador do evento, Pe. Irala, é levar esta oração para um local que necessita de valorização por causa de sua importância histórica para Salvador. Mas a difusão do Santo Rosário é parte principal da proposta.
O Grupo OPA tem a proposta de unir oração e arte para falar da religiosidade e de Deus, sendo responsável por muitas composições ouvidas atualmente nas celebrações religiosas em todo o país. Algumas, inclusive, se tornaram populares, como a melodia da oraçãode São Francisco, de autoria do próprio Pe. Irala.
Deixe seu comentário