Gaudium news > Para dom Dimas, assinaturas expressam o desejo do povo por ética

Para dom Dimas, assinaturas expressam o desejo do povo por ética

Brasília (Quarta, 30-09-2009, Gaudium Press) Durante a entrega das 1 milhão e 300 mil assinaturas recolhidas em todo o país, pela Campanha Ficha Limpa, ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, ontem, em Brasília, o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, destacou que as assinaturas expressam o desejo do povo pela ética na política. Representantes das 43 entidades que fazem parte do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) estavam presentes, informou a CNBB.

Dom Dimas exaltou o trabalho do MCCE e dos voluntários que trabalharam na coleta das assinaturas e ressaltou: “Estamos pedindo ética na política e no trato com a coisa pública”.

O prelado também recordou que, há 10 anos, foi sancionada a primeira Lei de Iniciativa Popular no Brasil, a Lei 9.840/99, contra a captação de sufrágio (compra de votos) e que, agora, volta-se ao Congresso com assinaturas vindas de todos os cantos do país com o objetivo de “lutar, cada vez mais, pela ética na política”.

Já Michel Temer destacou a “alegria de receber o povo brasileiro” e disse que “o povo, representado por essas assinaturas, vem engrandecer o Congresso Nacional e dizer: ‘nós do povo estamos também participando do processo da lei'”.

A Campanha Ficha Limpa teve início em abril de 2008, com o objetivo de impedir a candidatura de pessoas com antecedentes criminais e que renunciam ao mandato para escapar de punições legais.

O projeto segue agora para análise das comissões na Câmara. Ele vai receber assinaturas de deputados, mesmo que a autoria seja creditada à iniciativa popular. A Câmara considera impraticável conferir as assinaturas e o número do título eleitoral dos 1,3 milhão de eleitores que assinaram o projeto.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas