Jornada Estadual de Catequese reúne 6 mil em Caxias do Sul (RS)
Caxias do Sul – Rio Grande do Sul (Segunda-feira, 15-05-2017, Gaudium Press) A segunda edição da Jornada Estadual de Catequese teve lugar na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e reuniu cerca de 6 mil pessoas.
Com o intuito de de fortalecer a caminhada da Iniciação à Vida Cristã da Igreja do Estado, a Jornada celebrou o tema “Palavra de Deus, fonte da catequese!” e o lema “A Palavra está perto de ti, em tua boca e em teu coração” (Dt 30,11-14).
Além disso, a proposta refletiu a importância da Palavra de Deus na catequese, celebrar a catequese de inspiração catecumenal, além de identificar pistas para a renovação da catequese. “Os objetivos tiveram êxito. O dia apresentou momentos importantes de catequese”, explicou Mirte Santina, coordenadora arquidiocesana da catequese.
Os temas, segundo Mirte, foram trabalhados de forma intensa, como o assunto acerca do Querigma, abordado pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin, que apresentou a catequese como bíblica e pascal; Mistagogia, ministrado pela Irmã Maria Aparecida, que motivou os catequistas a aprofundar o método catecumenal; e a Missão, explicado por Dom Jaime Kohl, bispo de Osório, que estimulou a renovação das comunidades paroquiais. “O diferencial foi que as três catequeses iam sendo animadas por cantos motivacionais que faziam vibrar o coração, na interiorização do aprendizado”, relembrou a coordenadora.
A Jornada apresentou também a vivência dos Ritos Celebrativos com a participação dos catequistas das 18 dioceses presentes. “A Jornada possibilitou experiências com a profundidade do Rito nos encontros de catequese do processo de Iniciação à Vida Cristã, que prevê uma catequese vivencial, celebrativa e leve o catequizando a descobrir e encantar-se por Jesus”, destacou Mirte.
O Rito da Assinalação foi o primeiro a ser celebrado, sendo presidido pelo Arcebispo de Passo Fundo, Dom Rodolfo Luís Weber. Na ocasião, os representantes das arquidioceses e dioceses foram assinalados com o sinal da cruz nos ouvidos, olhos, boca, ombros e peito, sinalizando assim a importância de Jesus, que está presente em todos os sentidos da vida do cristão.
Após, houve o Rito da Entrega da Palavra de Deus que, presidido por Dom Hélio Adelar, Arcebispo de Santa Maria, proporcionou que os representantes recebessem a Palavra de Deus como símbolo do encontro.
Além dos ritos, a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi acolhida pela Jornada em alusão aos 300 anos de sua aparição nas águas do rio Paraíba do Sul, em Aparecida, São Paulo.
“Agora temos maior motivação para alavancar com segurança o processo da Iniciação à Vida Cristã. A alegria de vivenciar a Jornada motiva nossas catequistas a assumir definitivamente o processo da IVC (Iniciação à Vida Cristã), sem qualquer justificativa para isso não se tornar concreto. A avaliação que fazemos é que foi um momento lindo, de encontro, partilha, reflexão, oração e celebração. O encontro ficará na história da catequese do Rio Grande do Sul e da Arquidiocese. Afirmamos que gratidão é a palavra certa”, completou Mirte (LMI).
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Passo Fundo





Deixe seu comentário