Mais de 30 mil pessoas participam da procissão pela Virgem de Carmen em Santiago
Santiago (Terça, 29-09-2009, Gaudium Press) O cardeal Francisco Javier Errázuriz, arcebispo de Santiago, presidiu no último domingo a celebração do dia da Oração pelo Chile, ocasião que também marca a homenagem à Virgem de Carmen, padroeira do país. O purpurado guiou as mais de 30 mil pessoas em peregrinação rumo à catedral metropolitana, onde ocorreu a Santa Missa, com a presença de autoridades civis e militares.
Nem a chuva ou o frio ofuscaram a devoção dos peregrinos que cantaram e dançaram durante toda a procissão. No caminho até a igreja, fiéis oravam e pediam a Deus pela pátria, pelos adultos, famílias, estudantes, desempregados e líderes do país.
Aceitação da vontade de Deus
Em sua homilia, o cardeal dissertou sobre a decisão da Virgem em aceitar a vontade de Deus, representação da ‘expressão de toda a vontade do povo de Israel e também da humanidade por um Messias’.
“Certamente em nossa sociedade haverá muitas pessoas que acreditam ser possível encontrar a felicidade por outros caminhos. As buscas mais profundas são realizadas no encontro com Jesus, com aquele que é nossa esperança, nossa alegria. Fomos criados para chegar ao encontro com Cristo, (fomos criados) com vocação para o Paraíso.
O purpurado ressaltou que a aceitação da santa abriu a nova aliança e ‘mudou a história da humanidade’, ato que não representa apenas um acontecimento histório, mas revela ‘a vontade de Deus de ver Cristo nascer em todos os povos e latitudes. Cristo foi africano, latino-americano, chileno, trabalhador’.
Na saída da catedral, encerrada a Missa, fiéis e religiosos continuaram dançando e cantando em homenagem à Virgem de Carmen.
Deixe seu comentário