Gaudium news > Basílica Santuário da Penha, no Rio, celebra mês dedicado a Virgem Maria

Basílica Santuário da Penha, no Rio, celebra mês dedicado a Virgem Maria

Rio de Janeiro (Quinta-feira, 04-05-2017, Gaudium Press) Enquanto a Igreja no Brasil celebra em 2017 os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, a Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha, no Rio de Janeiro, preparou uma programação especial no mês de maio em memória a Virgem Santíssima.

Basílica Santuário da Penha, no Rio, celebra mês dedicado a Virgem Maria.png

Logo no primeiro dia de maio, houve a 9ª Romaria Arquidiocesana do Terço dos Homens, organizada pelo diácono Melquisedec Ferreira da Rocha. Em seguida, os fiéis participaram de uma celebração eucarística, presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta.

No próximo sábado, 6 de maio, a partir das 9h, na Concha Acústica, será realizada Missa presidida pelo Cardeal Tempesta e, depois, a Imagem peregrina de Aparecida seguirá em procissão, em uma redoma, pelos 382 degraus da escadaria principal do santuário.

Já na sacada da basílica, Dom Orani concederá a bênção aos fiéis e fará a consagração à cidade do Rio de Janeiro a Padroeira do Brasil.

Também em meio as comemorações pelo centenário das Aparições de Nossa Senhora, em Fátima, Portugal, a Basílica Santuário da Penha realizará, às vésperas do dia da primeira aparição, 12 de maio, uma procissão com Terço Luminoso, às 19h.

Em sintonia com as celebrações em terras portuguesas, os devotos cariocas serão convidados a subir a escadaria com velas acesas, acompanhados de uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima. Após, terá início às 19h30 a missa com a presença do coral da Basílica Santuário da Penha.

Em 21 de maio próximo, uma caminhada no entorno da pedra que sustenta a Basílica Santuário da Penha será realizada, assim como a recitação do Terço de Nossa Senhora com a presença dos membros do Terço dos Homens.

A caminhada, pelo fato de ser localizada em uma área de Mata Atlântica, também fará memória à Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”.

Já no dia 27 de maio, ocorre uma formação mariana, às 16h, inspirada na temática “Maria, orientadora das famílias”. O título, aliás, foi escolhido por ocasião do Ano das Famílias, vivenciado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Na opinião do reitor da Basílica Santuário da Penha, Padre Thiago Sardinha, a intercessão de Nossa Senhora é fundamental para a construção de uma família e uma cidade melhor.

“É importante termos essa esperança de dias melhores através de nossa vida de oração, que se manifesta também pela devoção mariana. A consagração à Virgem Maria, nos ajuda a diminuir as intrigas, pois ela foi uma mulher dócil ao Espírito Santo. Precisamos fortalecer o ambiente familiar, pois, dessa forma, serão gerados bons cidadãos para a cidade, com mentalidades e atitudes voltadas para o bem”, disse o sacerdote.

Por fim, no último domingo, 28 de maio, acontecerá o encerramento das festividades em honra a Mãe de Deus, com missa às 16h, presidida o Dom Orani, na qual será feita a coroação da Imagem pelas crianças da catequese da Basílica Santuário da Penha. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas