Gaudium news > Presidente tcheco agradece Bento XVI por levar “nova esperança” ao país

Presidente tcheco agradece Bento XVI por levar “nova esperança” ao país

Praga (Terça, 29-09-2009, Gaudium Press) Com 30 minutos de atraso, começou ontem à tarde no aeroporto de “Stara Ryzune” de Praga a cerimônia de encerramento da Viagem Apostólica do Santo Padre à República Tcheca. Além de um grande número de fiéis, também estiveram presentes ao aeroporto para se despedir de Bento XVI o presidente da República, Vaclav Klaus, e autoridades políticas e religiosas. Esta foi a 13ª Viagem Apostólica de Bento XVI ao exterior, e a 126ª de um pontífice da era moderna.

Em um discurso pronunciado em italiano, o presidente Klaus agradeceu ao Santo Padre por levar “uma nova esperança” ao país, com a “coragem ao exprimir posições que nem sempre são politicamente corretas e compartilhadas por todos”. O mandatário também agradeceu a “mensagem convincente” e o “convite à compreensão mútua, à tolerância, à paz, à importância da razão, da fé e dos princípios éticos”.

“Foram reforçadas as relações entre a República Tcheca e o Estado da Cidade do Vaticano: aprazo-me de poder dizer que elas são muito boas. Estou convencido que serão também no futuro”, disse ainda o presidente. A República Tcheca possui uma Embaixada junto a Santa Sé, mas ainda não foi assinado acordo entre os estados após a queda do comunismo.

Bento XVI, por sua vez, comentou sobre todos os compromissos oficiais de sua estada na República Tcheca, falando sobre os seus significados. Citando as palavras de Franz Kafka, um dos mais famosos escritores tchecos, disse: “Quem mantém a capacidade de ver a beleza, não envelhece nunca”.

“Se os nossos olhos permanecem abertos para a beleza da criação de Deus e as nossas mentes para a beleza da sua verdade, então podemos de verdade esperar permanecermos jovens e construirmos um mundo que reflita algo da beleza divina, de forma a oferecer inspiração às futuras gerações para o mesmo”, disse aos tchecos.

O avião A319 com o Santo Padre a bordo partiu do aeroporto Stara Ruzyne por volta das 17h45. Como é tradição, o Papa recebeu um telegrama dos presidentes dos países sobre os quais passou, República Tcheca, Alemanha e Áustria. Por volta das 19h30, desembarcou no aeroporto militar de Ciampino, próximo a Roma. Em um automóvel particular, Bento XVI voltou ao Palácio Apostólico de Castel Gandolfo, onde lhe esperavam alguns cidadãos e turistas.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas