Arquidiocese de Natal ganha santuário de mártires
Natal (Segunda, 28-09-2009, Gaudium Press) Devotos dos chamados protomártires do Brasil irão ganhar no próximo dia 3 de outubro, em Natal, capital do Rio Grande do Norte, um novo templo para devoção. Os beatos André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e outros 27 leigos foram oficialmente reconhecidos como mártires católicos em 2000, por João Paulo II.
Segundo a história, no ano de 1645 os três beatos e cerca de 150 fiéis foram mortos, em duas chacinas diferentes, por soldados holandeses e potiguares quando participavam de missas em povoados então vizinhos à hoje capital do Rio Grande do Norte.
O Santuário dos Bem-aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu, localizado na Av. Miguel de Castro, no bairro de Nazaré, em Natal será inaugurado no próximo sábado, 3 de outubro, às 8 horas, com uma missa presidida pelo arcebispo de Natal dom Matias Patrício de Macêdo. As informações são da própria arquidiocese.
No entanto, desde o último dia 24 a comunidade de Nazaré já vem celebrando a festa pelos Mártires, no Santuário. Até o dia 2, diariamente, às 19 horas, há celebração de novena.
A Igreja Católica celebra a festa dos Bem-aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu no dia 3 de outubro. Neste dia, é feriado estadual no Rio Grande do Norte. Neste mesmo dia, também haverá celebração na Comunidade de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante.
Nova Paróquia
No dia 12 de outubro, às 17 horas, o Santuário será transformado em Paróquia. Dom Matias assinará decreto criando a Paróquia do Santuário dos Bem-Aventurados André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e companheiros. Na solenidade de instalação da paróquia, dia 12, o arcebispo dará posse ao primeiro pároco, Pe. Francisco das Chagas de Souza, até agora pároco de Sant’Ana, do Soledade 2, Zona Norte de Natal.
Deixe seu comentário