Gaudium news > Cidades chilenas reúnem milhares de peregrinos em comemoração ao dia da Oração

Cidades chilenas reúnem milhares de peregrinos em comemoração ao dia da Oração

Antofagasta (Segunda, 28-09-2009, Gaudium Press) Mais de mil fiéis participaram em Antofagasta da procissão à Virgem de Carmen, celebração tradicionalmente feita no último domingo de setembro, o dia de Oração pelo Chile. Antes da Santa Missa, os fiéis, na companhia do pároco da catedral da cidade, dom Pablo Lizama, carregaram a imagem da padroeira do Chile da praça Colón até a capela.

Em sua homilia, o prelado agradeceu a participação maciça dos fiéis e dos grupos artísticos religiosos que se apresentaram na praça antes da saída da procissão. Em seguida, disse aos presentes que o Chile ‘lhes interessa, lhes preocupa para construir uma sociedade mais digna e solidária’.

A diocese de Iquique também organizou sua celebração, mas não no domingo. No sábado o santuário Nossa Senhora de Carmen recebeu centenas de peregrinos – número menos expressivo que o visto em Antofagasta.

Durante o ofício religioso, presidido pelo bispo de Iquique, monsenhor Marco Antonio Órdenes, foi lembrado aos fiéis que a ‘terra do norte’ é a ‘capital espiritual do Norte Grande, onde guardamos nossas tradições, o melhor de nossos costumes e identidade. A identidade é o patrimônio desta parte do Chile e está unida à fé’.

“Agora estamos aqui reunidos celebrando esta senhora que disse sim a Deus, que abriu a Ele seu coração, sua mente e seu ser, para acolher a Cristo no mais profundo de seu ventre. É isto que encontramos nesse santuário e ao que nos convida a Virgem: abrir seu coração a Jesus, a esta boa noticia”, finalizou.

As celebrações de veneração à padroeira do país também fazem parte da celebração do bicentenário da independência do Chile, comemorada em setembro do próximo ano.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas