Dom Orani participa de orações pela candidatura do Rio às Olimpíadas de 2016
Rio de Janeiro (Segunda, 28-09-2009, Gaudium Press) Aos pés do Cristo Redentor, o arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, realizou ontem, (27), uma cerimônia de celebração inter-religiosa com uma parte da delegação brasileira enviada à escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
Na celebração inter-religiosa estavam presentes o governador do Rio, Sérgio Cabral, o prefeito da cidade, Eduardo Paes, o superintendente geral do Comitê Rio 2016, Carlos Luiz Martins, o ministro da Igualdade Racial, Edson Santos e o ministro dos Esportes, Orlando Silva.
Dom Orani iniciou a celebração com uma oração retirada do Alcorão – livro sagrado dos muçulmanos – e afirmou estar entusiasmado para que as Olimpíadas aconteçam na Cidade Maravilhosa e que a vitória possa estimular a paz no Rio de Janeiro.
Após realizar uma bênção à cidade, o cardeal falou sobre a possível convivência da diversidade racional, étnica e religiosa entre os povos. “Para todos nós, que essa experiência seja um aprendizado de ver as etnias, idéias, religiões diferentes disputando os jogos, mas, ao mesmo tempo, todos preocupados em construir a paz e a fraternidade, que é o espírito desse movimento olímpico”.
Representantes da Igreja Protestante, da Fraternidade Judaica e de outras crenças também estiveram presentes durante o ato ecumênico. Ao final da cerimônia, dom Orani orou para que as autoridades possam ir e voltar em paz, trazendo boas notícias.
A cidade sede será escolhida no dia 2 de outubro (próxima sexta-feira) e concorrem, além do Rio de Janeiro, Madri, Tóquio e Chicago.
Deixe seu comentário