Gaudium news > Na Catedral de Praga, Papa recorda que a Igreja não pede por privilégios, mas por liberdade pastoral

Na Catedral de Praga, Papa recorda que a Igreja não pede por privilégios, mas por liberdade pastoral

Praga (Sábado, 26-09-2009, Gaudium Press) “A Igreja – é sempre útil repetir – não pede por privilégios, mas somente por poder trabalhar livremente a serviço de todos e com espírito evangélico.” Com sacerdotes, religiosos e religiosas, os seminaristas, os membros de movimentos leigos e os expoentes do voluntariado católico, o Papa presidiu a cerimônia das Vésperas na noite de sábado, na antiga Catedral São Vito, símbolo da cidade de Praga, que foi confiscada pelo governo comunista nos anos 50 e ainda não restituída à Igreja Católica.

Em sua homília, Bento XVI falou sobre o testemunho de vida dos santos tchecos: Venceslau, Ludmila, Adalberto e João Nepomuceno. Lembrou também de pessoas da Igreja que se opuseram ao regime comunista. “Penso na história de dois arcebispos, do século passado, da Igreja local: os cardeais Josef Beran e Frantisek Tomásek, e de tantos bispos, sacerdotes religiosos, religiosas e fiéis que resistiram com heróica firmeza à perseguição comunista, chegando até mesmo ao sacrifício da própria vida”.

“O heroísmo das testemunhas de fé nos lembra que somente a partir do conhecimento pessoal e da ligação profunda com Cristo é possível obter energia espiritual para realizar completamente a vocação cristã. Só o amor de Cristo torna eficaz a ação apostólica, principalmente nos momentos de dificuldade e de provação”, prosseguiu o Papa.

Ainda segundo ele, a sociedade moderna vive sob a égide do crescimento do ateísmo, do hedonismo e do consumismo. “As suas comunidades cristãs, depois do longo inverno da ditadura comunista, 20 anos atrás, voltaram a se expressar livremente quando seu povo, com os eventos iniciados pela manifestação estudantil de 17 de novembro de 1989, reconquistou a própria liberdade. Vocês percebem porém, que hoje não é fácil viver e testemunhar o Evangelho. A sociedade traz ainda as feridas causadas pela ideologia ateia e é muito frequentemente fascinada pela moderna mentalidade do consumismo hedonista, com uma perigosa crise de valores humanos e religiosos e está à deriva de um galopante relativismo ético e cultural.”

Bento XVI desejou aos fiéis tchecos que sua Igreja “seja um corpo bem estruturado que tenha Cristo como chefe, e na qual cada membro aja em harmonia com o todo”. “Alimentem o amor de Cristo com a oração e ouvindo a Sua palavra; nutram-se de Cristo na Eucaristia, e sejam, com a sua graça, artífices de unidade e de paz em todos os lugares.”

A Catedral de São Vito, mártir no período do imperador romano Diocleciano, se encontra em um dos três pátios da Cidadela de Hradcany, em Praga. A sua construção foi iniciada em 1334, em estilo medieval carolíngio e românico. Hoje, a Catedral contém uma colossal estrutura gótica com adições renascentistas, barrocas e neogóticas. Entre as capelas, a mais valorizada é a de São Venceslau onde se encontram os brasões reais da Boêmia.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas