Em Stará Boleslav, Papa pede aos jovens que respondam à própria vocação
Stará Boleslav (Segunda, 28-09-2009, Gaudium Press) “Com vocês o Papa também se sente jovem!”, disse Bento XVI ontem, logo após a celebração eucarística em Stará Boleslav, a jovens tchecos e estrangeiros – eslovacos, poloneses e alemães. Os jovens participaram na Praça Mariana (Marianske Namesti) de um programa noturno dedicado ao tema da santidade.
Para os jovens foi preparado um breve espetáculo com o nome “Klopytani” (“O obstáculo”), seguida da catequese de dom Tomas Holub e de uma oração comum, que encerrou o encontro. Para os dez mil jovens que vieram encontrar o Papa foi organizado um acampamento. Foi possível também a visitação da Basílica no período noturno para adoração.
Antes da mensagem do Papa, foram-lhe apresentados dois jovens: Marie Lukesova, de 23 anos, estudante de Farmácia e Educação Religiosa, e Vladislav Janouskovec de 27 anos, cidadão de Plzen, professor de alemão e de História em uma escola fundamental e ativo colaborador eclesial.
“Na idade de vocês, de fato, acontecem as primeiras grandes escolhas, capazes de orientar a vida para o bem ou o mal”, falou Bento XVI aos jovens. “Infelizmente não são poucos os seus conterrâneos que se deixam atrair por miragens ilusórias de paraísos artificiais para depois encontrarem uma triste solidão.”
Bento XVI pediu aos jovens que respondessem à própria vocação, especialmente que não tivessem medo de se tornarem sacerdotes ou religiosos, e também, que fossem cristãos exemplares. O Senhor “bate à porta de sua liberdade e pede para ser acolhido como amigo. Quer torná-los felizes, enchê-los de humanidade e de dignidade.”
“O Papa pede a vocês que vivam com alegria e entusiasmo sua fé; que cresçam na unidade entre vocês e com Cristo; para rezarem e serem assíduos na prática dos sacramentos, em particular o da Eucaristia e o da Confissão; para cuidarem de sua formação cristã permanecendo sempre dóceis aos ensinamentos de seus pastores”, disse.
Ao término do discurso, o Papa lhes pediu ainda para serem “mensageiros da esperança”. E os convidou para a Jornada Mundial da Juventude em Madri, em 2011. Como sempre faz nestas ocasiões, antes da Benção Apostólica o Papa saudou os jovens fiéis em diversas línguas: eslovaca, polonesa, alemã e tcheca.
Os jovens tchecos entregaram ao Santo Padre os presentes preparados especialmente por eles para esse encontro. O primeiro foi um livro com as fotos da vida dos jovens cristãos na República Tcheca, das dioceses, das comunidades e ordens religiosas e também dos grandes encontros nacionais dos jovens, organizados pela Seção para os Jovens da Conferência Episcopal Tcheca. O segundo foi o resultado da coleta da campanha de solidariedade chamada “Para a África”, que durou dois meses e se encerrou em setembro.
Deixe seu comentário