Dom Jacinto Bergmann assume a diocese de Pelotas (RS)
Pelotas (Segunda, 28-09-2009, Gaudium Press) Dom Jacinto Bergmann assumiu ontem, 27, a diocese de Pelotas, no Rio Grande do Sul, após ter sido nomeado pelo Papa Bento XVI no dia 1º de julho desse ano. A cerimônia de posse ocorreu à tarde na catedral São Francisco de Paula e contou com a participação do núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, além de outras autoridades eclesiásticas e civis, padres, religiosos e leigos.
Em 2004, Dom Jacinto foi nomeado bispo da diocese de Tubarão, em Santa Catarina, onde exerceu seu ministério episcopal até sua nomeação como quinto bispo diocesano de Pelotas pelo Santo Padre, sucedendo dom Jayme Chemello, ex-presidente da CNBB.
Em carta enviada aos fiéis da diocese de Pelotas, dom Jacinto fala da alegria em retornar. “Coloquei como lema de minha consagração episcopal: ‘In nomine Trinitatis!’. É em nome da Trindade que venho ao encontro do rebanho do Senhor que está em Pelotas, para também em nome dela tudo viver e realizar. Peço ao Deus Trindade que eu saiba somar com todos: os presbíteros, os religiosos, os seminaristas, os candidatos à vida religiosa, as lideranças pastorais e todos os fiéis das 26 paróquias, pois sonho com uma Igreja-comunhão que seja espelho da comunhão trinitária”.
Monsenhor Jacinto Bergmann nasceu em 29 de outubro de 1951 no município de Alto Feliz, diocese de Montenegro (RS). Após a ordenação, tirou a licenciatura também em Ciências Bíblicas junto ao Instituto Bíblico em Roma e completou seus estudos na Alemanha em 1994.
Recebeu a ordenação sacerdotal em outubro de 1976 para a arquidiocese de Porto Alegre. Em maio de 2002, foi nomeado bispo titular de Ausucura e auxiliar de Pelotas, recebendo a ordenação episcopal no dia 14 de julho do mesmo ano. Em 15 de julho de 2004, foi nomeado bispo de Tubarão (SC), onde permaneceu até a nomeação para Pelotas.
Deixe seu comentário