Gaudium news > Bento XVI pede no Ângelus que fiéis tchecos mantenham tradições marianas

Bento XVI pede no Ângelus que fiéis tchecos mantenham tradições marianas

Brno (Domingo, 27-09-2009, Gaudium Press) O encontro de Bento XVI desta manhã com os fiéis tchecos e com peregrinos estrangeiros vindos de países vizinhos em Brno terminou com a tradicional oração mariana do Ângelus. Em sua fala que precede a oração, pouco antes da bênção final da missa que presidiu na cidade, o Papa saudou os milhares de peregrinos provenientes dos países vizinhos e pediu aos católicos tchecos que mantenham as tradições dos cultos à Virgem Maria.

Bento XVI observou que “a Moravia é uma terra rica de santuários marianos”. Particularmente, recordou o santuário junto à montanha de Hostýn, onde os tchecos homenageiam a Virgem “protetora”. O Papa confiou todos à Virgem Maria, para que esta “reforce nos fiéis uma fé por vezes atingida pelos ritmos da vida moderna”.

“Que Maria tenha consigo a fé de todos vocês, fé alimentada por numerosas tradições populares que têm raízes no passado, mas que justamente vocês têm o cuidado de conservar, para que não seja diminuído o calor da convivência familiar nas vilas e nas cidades”, desejou.

Depois do Ângelus, o Santo Padre saudou os fiéis como de hábito em diversas línguas. Mais de 100 mil católicos tchecos e de diversos países, principalmente europeus, foram a Brno acompanhar o pontífice, como Polônia, Eslováquia, Irlanda, Alemanha, Áustria, Croácia, Ucrânia, Eslovênia, entre outros. O Santo Padre encerrou a celebração concedendo a todos a sua bênção apostólica.

Em seguida, retornou de avião para Praga, onde, na nunciatura apostólica, almoçou com a sua comitiva. Os compromissos do Santo Padre, em seu segundo dia em terras tchecas, prosseguem este domingo com um encontro ecumênico no arcebispado de Praga. À tarde, Bento XVI se encontra com expoentes do Conselho Ecumênico da República Tcheca.

O último compromisso do dia para Bento XVI está programado para às 18h locais: trata-se de um encontro com o mundo acadêmico que terá lugar no Castelo de Praga, com a participação de reitores das universidades da República Tcheca, de uma representação de docentes e de estudantes, além de expoentes das instituições culturais do Estado e da Igreja Católica.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas