Gaudium news > Santo Padre chega à República Tcheca e pede ‘redescoberta das tradições cristãs’

Santo Padre chega à República Tcheca e pede ‘redescoberta das tradições cristãs’

Praga (sábado, 26-09-2009, Gaudium Press) Aproximadamente às 11h20 (horário local) o Airbus da Alitalia aterrisava no aeroporto internacional de Praga Stara Ruzyne com o Santo Padre, que iniciou hoje uma visita de três dias à República Tcheca – sua 13ª viagem apostólica internacional. Fora do avião, um sofisticado esquema de segurança com agentes do Exército conduziria a chegada do pontífice.

O presidente tcheco, Vaclav Klauss, aguardava o Papa Bento XVI em companhia do arcebispo de Praga, cardeal Miloslav Vlk, e do presidente da Conferência Episcopal Tcheca e arcebispo de Olomuc, dom Jan Graubner. Vestido em trajes tradicionais, um casal de crianças também deu as boas vindas, levando pão e sal ao pontífice.

“Cordial boas vindas de Praga e da República Tcheca”, afirmou o presidente durante a cerimônia de boas vindas, iniciada com honras militares e encerrada com os hinos Pontifício e Tcheco. Em seu discurso, o mandatário ressaltou a importância da presença do Papa justamente no período em que se recorda os 1080 anos da morte do mártir São Venceslau e os 20 anos da queda da Revolução de Veludo – importantes marcos da história tcheca.

Com a palavra, o Papa Bento XVI recordou a história do país: “Na sua história, este território situado no coração do continente europeu, no cruzamento entre o norte e o sul, leste e oeste, foi um ponto de encontro de povos, tradições e culturas diversas. Não se pode negar que isso tenha, algumas vezes, causado atritos. Entretanto, ao longo do tempo, se revelou ser um encontro que deu frutos. Isto explica o significativo papel que as terras tchecas tiveram na história intelectual, cultural e religiosa da Europa, algumas vezes como campo de batalha, várias vezes como uma ponte”, afirmou. Em seguida, lembrou das figuras mais significativas para a Igreja Católica na República Tcheca durante o período comunista: o cardeal Josef Beran e o cardeal Frantisek Tomasek.

“Agora que foi recuperada a liberdade religiosa, faço um apelo a todos os cidadãos da República (Tcheca), para que redescubram as tradições cristãs que plasmaram sua cultura e que exortaram a comunidade cristã a continuar a fazer ouvir a própria voz enquanto a nação deve enfrentar os desafios do novo milênio. ‘Sem Deus, o homem não sabe para onde ir e não consegue sequer compreender quem é’ (Caritas in veritate, 78). A verdade do Evangelho é indispensável para uma sociedade próspera, uma vez que traz a esperança e nos torna capaz de descobrir a nossa inalienável dignidade de filhos de Deus”, afirmou.

Segurança

Na capital, se desdobraram neste sábado 21 soldados com dois carros blindados, e no domingo, para a missa em Brno, operarão 390 soldados com mais de 23 veículos do Exército, segundo informou o Ministério da Defesa.

Na segunda-feira, durante a celebração do patrono do país, São Venceslau, em Stará Boleslav, a 20 quilômetros de Praga, as forças armadas tchecas destinarão 416 efetivos e 29 veículos.

Aos soldados e polícia militar se acrescentarão também outros efetivos da Polícia nacional em Brno, onde terá lugar o maior encontro, e em Stara Boleslav, onde o Papa realizará outra missa e fará uma alocução aos jovens.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas