Gaudium news > Praga vive expectativa às vésperas da chegada de Bento XVI

Praga vive expectativa às vésperas da chegada de Bento XVI

papa praga3.jpg
Interior da Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, em Praga

Praga (Sexta, 25-09-2009, Gaudium Press) Praga, capital da República Tcheca, já está praticamente pronta para receber o Papa. Pronta e ansiosa. Foi o que assegurou o arcebispo da capital tcheca, cardeal Miloslav Vlk, em entrevista dada hoje, véspera da chegada de Bento XVI para uma visita de três dias ao país, ao jornal Osservatore Romano.

No artigo, o cardeal lembrou a última vez em que um Papa esteve no país, com João Paulo II, em 1990, logo após a queda do comunismo na Europa. Segundo o arcebispo, a República Tcheca sempre teve um carinho muito grande pelo Papa, um amor que “permaneceu intacto até nossos dias em muitos fiéis”.

Sobre a chegada de Bento XVI, o cardeal explicou que “o caminho proposto para a preparação espiritual dos fiéis se apoiou em três pilares: a fé, a esperança e a caridade. Cada um dos bispos das dioceses do país preparou cartas pastorais que foram lidas na liturgia dominical e cujos temas centrais também foram refletidos pelos sacerdotes em suas homilias cotidianas.

Além disso, a preparação para a chegada do Papa se concluiu com uma novena em todas as Igrejas do país, onde também foram distribuídos “santinhos” (imagens, com oração, em pequenos cartões) de Bento XVI.

Para o arcebispo de Praga, a visita do Papa adquire grande significado porque a República Tcheca é um país pequeno “e do ponto de vista eclesiástico, numericamente não é tão significativo. Até agora o Papa visitou países muito significativos neste sentido. Isto é um motivo a mais para fazer de sua visita à nossa nação, à nossa pequena Igreja, uma visita de grande valor. Nós, um pequeno rebanho, ao seu lado descobriremos e nos sentiremos parte integral da Igreja presente em todo o mundo”, declarou.

O arcebispo de Praga lamentou que em “muitos setores da sociedade civil as relações com a Igreja são vividas com certa distância” e disse que se sente em alguns “uma substancial opinião negativa”. Na República Tcheca, todavia, ao que tudo indica pelas palavras do cardeal Miloslav, a acolhida será a melhor possível.

“Queremos acolher o Papa como Cristo mesmo, que afirmou aos Apóstolos: ‘Quem escuta vocês, a mim escuta e quem acolhe a quem eu envio, a mim acolhe’. O Papa vem com a força da palavra de Cristo, que disse a Pedro: Confirmem seus irmãos'”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas