JMJ-Panamá: Bispos aceleram decisões para o sucesso do evento
Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 13-01-2017, Gaudium Press) Anuncia-se para breve a escolha da data certa da próxima para a realização da Jornada Mundial da Juventude, no Panamá.
Até agora, o que se sabe é que, diferentemente dos anos anteriores, a JMJ Panamá será realizada nos primeiros meses do ano de 2019.
“Não sabemos a data exata, porém, provavelmente, será em janeiro, fevereiro ou março devido ao clima”, disse o Cardeal Kevin Farrel, Prefeito do Dicastério Leigos, Família e Vida.
Além do clima, será uma questão determinante para a escolha da data, o fator econômico, disse o Purpurado: o custo terá um peso muito grande na organização do megaevento, disse.
Para que se possa ter uma ideia dos gastos, a JMJ Cracóvia teve um custo de cerca de 46 milhões de euros, cobertos em grande parte pelos próprios participantes.
Na verdade, a cota de participação na JMJ cobriu 70% do valor total.
Para poder serem fechadas sem problemas as contas, o Estado Polonês contribuiu com 10%, que foram utilizados sobretudo com a questão da segurança.
Em Cracóvia, o custo restante, só foi coberto graças a doações de paróquias, de particulares e de empresas.
JMJ e “vitrine para o mundo”
Segundo as respostas a um estudo realizado por uma grande firma de consultoria, GAD3, as Jornadas Mundiais da Juventude representam bem mais do que apenas um evento religioso.
O estudo revelou que o país sede da Jornada acaba tornando-se uma “vitrine para o mundo”.
Para exemplificar esta conclusão, uma pesquisa mostrou que 96,1% dos participantes da JMJ Cracóvia aconselham uma visita à Polônia e mais de 80% deles, asseguram que sua permanência no país foi suficiente para melhorar a anterior imagem que tinham do país.
Por outro lado, fora do campo econômico, mais dentro do ponto de vista pessoal e espiritual, bem mais do que 90% dos peregrinos afirmam que a participação na JMJ ajudou a aprofundar a sua fé e aumentou neles o desejo de construir uma sociedade melhor.
JMJ e Conferência Episcopal Panamenha
A JMJ transformou-se no tema central da Assembleia Plenária ordinária da Conferência Episcopal Panamenha, CEP, que se encontra reunida há cerca de uma semana na cidade de em Clayton.
E a preocupação dos Bispos tem sua razão de ser. Além do tempo que foge, a contagem regressiva já começa a pedir trabalhos urgentes. E CEP é responsável pelo conjunto da organização das “Jornadas das Dioceses”.
Isto significa que os Bispos devem planejar com zelo a acolhida e as atividades dos milhares de jovens que chegarão ao Panamá, inclusive, ainda antes da JMJ 2019.
Os prelados devem examinar e adequar também a realidade nacional. Um trabalho difícil, mas que eles tentarão desanuviar, iluminando a questão segundo o ensinamento da doutrina da Igreja católica.
… a premência das decisões, normas, organizações e execuções não podem deixar morrer o entusiasmo de cerca de 1,5 milhões de jovens que são esperados para a JMJ-2019, no Panamá. (JSG)





Deixe seu comentário