Governo colombiano autoriza oficialmente negociação da Igreja com as Farc
Bogotá (Segunda, 21-09-2009, Gaudium Press) O governo da Colômbia autorizou neste final de semana a Igreja Católica no país e a Cruz Vermelha Internacional a liderarem o processo de libertação dos reféns mantidos em cativeiro pelas Forças Revolucionárias da Colômbia (Farc). A decisão, divulgada em um comunicado oficial, foi tomada no sábado depois de uma reunião entre o presidente Álvaro Uribe e familiares das vítimas.
“O governo pedirá ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha e à Igreja Católica que obtenham uma garantia das Farc para a liberação de todo o grupo e a entrega dos cadáveres das pessoas mortas em cativeiro. Tudo em um curto espaço de tempo, para que não continue essa tortura” diz o comunicado.
Os familiares, durante o encontro, teriam pedido ao presidente que ‘facilitasse’ o processo de libertação oferecido pela guerrilha ‘sem exigir a libertação simultânea de todos os sequestrados’.
ntre as libertações previstas estão a do cabo do exército, pablo Emilio Moncayo, a do soldado Josué Daniel Calvo e a entrega do corpo do capitão da polícia, Julián Guevara.
Deixe seu comentário