Lisboa – Sínodo 2016: “Mais acolhimento, mais missão, mais trabalho em conjunto”
Torres Vedras – Portugal (Segunda-feira, 05-12-2016, Gaudium Press) “Mais acolhimento, mais missão, mais trabalho em conjunto” é o que pede às paróquias portuguesas a assembleia sinodal que ocorreu na última semana, informa o Cardeal-Patriarca de Lisboa.
As “grandes ideias” da assembleia sinodal foram apresentadas por Dom Manuel Clemente em conferência de imprensa. Elas são fruto da última fase do Sínodo Diocesano e sugerem que as comunidades sejam “uma porta aberta a todos” e “treinem ser mais acolhedoras” para com as muitas pessoas que as procuram.
Desde 2014
O Patriarcado de Lisboa iniciou em 2014 o Sínodo Diocesano sobre o lema ‘O sonho missionário de chegar a todos’, tendo como base a exortação apostólica ‘Evangelii Gaudium’ do Papa Francisco, analisada por 20 mil pessoas em 1000 grupos, em toda a diocese, cujas conclusões estiveram na base dos trabalhos da assembleia sinodal, que terminou recentemente.
D. Manuel Clemente referiu-se depois à valorizar a dimensão missionária de todas as paróquias, tanto em lugares distantes quanto “do outro lado da rua”, desafiando quem participa numa comunidade a “chegar onde o outro não chega”.
D. Manuel Clemente lembrou que na sociedade há muita gente sozinha, que “não tem companhia, precisa serviços mínimos” e disse que cada crente deve sair das celebrações “motivado para ir ao encontro de alguém” que precise de ajuda ou esteja doente.
Sinodalidade
Em declarações aos jornalistas, o cardeal-patriarca de Lisboa disse ainda que a terceira grande ideia do Sínodo do Patriarcado de Lisboa é a palavra sinodalidade, de origem grega e que se traduz em português como “o caminho que se faz em conjunto”.
Para D. Manuel Clemente, estão previstas na Igreja “instâncias de participação, de sinodalidade, de trabalho em conjunto em geral”, mas “na aplicação ainda há muito para fazer”.
Constituição Sinodal
O cardeal-patriarca vai agora elaborar a constituição sinodal, a partir de “toda a reflexão” que foi produzida e “votada parágrafo por parágrafo” este sábado, apresentando-a no encerramento solene do Sínodo Diocesano, em 8 de dezembro, às 15h30, na igreja do Mosteiros dos Jerónimos.
A assembleia sinodal, constituída por 137 representantes de toda a Diocese de Lisboa, decorreu entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, na Casa de Espiritualidade do Turcifal, em Torres Vedras. (JSG)
Da Redação Gaudium Press, com informações ECCLESIA





Deixe seu comentário