Papa visita novo Observatório Astronômico do Vaticano em Castel Gandolfo
Castel Gandolfo (Quinta, 17-09-2009, Gaudium Press) O Observatório Astronômico Vaticano, conhecido como a “Specola” Vaticana em Castel Gandolfo, um dos mais velhos institutos científicos do mundo, mudou a sua sede. Ontem o novo lugar foi visitado pelo Santo Padre.
Na cerimônia inaugural, o diretor do centro, o argentino José Gabriel Funes, disse ao jornal Osservatore Romano que o objetivo do novo Observatório Astronômico é “estar na fronteira da Igreja” e “em diálogo com o mundo da ciência e da cultura”.
Anteriormente, a “Specola” se encontrava em uma torre do Palácio Apostólico em Castel Gandolfo, reservada para este fim pelo Papa Pio XI em 1935. Agora, o observatório foi transferido para o Mosteiro das Basilianas, situado no ponto do extremo sul das Vilas Pontifícias no território de Albano.
A “Specola” Vaticana foi iniciada no século XVI pelo Papa Gregorio XIII e um comitê especial formado para reformar o calendário. Foi ali que o Papa Gregório fez suas primeiras observações astronômicas, que lhe permitiram chegar ao modelo ocidental atual de contagem do tempo. Os trabalhos do observatório são conduzidos pelos padres jesuítas e são realizados também em Tucson, Arizona, nos Estados Unidos, e nos Jardins de Castel Gandolfo.
Deixe seu comentário