Igreja conduzirá negociação com as Farc, afirma secretário geral da Conferência Episcopal da Colômbia
Bogotá (Quinta, 17-09-2009, Gaudium Press) O secretário geral da Conferência Episcopal da Colômbia, monsenhor Juan Vicente Córdoba, disse ontem que a Igreja Católica do país vai liderar o projeto cujo objetivo é conseguir a liberação, de forma unilateral, de todos os sequestrados pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
Mesmo sem revelar mais detalhes, o prelado disse que tem uma ‘completa autorização’ do governo de Álvaro Uribe e espera contar com a disposição da guerrilha para ter sucesso. “O presidente aceitou que nós lideremos essa iniciativa”.
A estimativa é que a guerrilha mantenha, no momento, 24 sequestrados em seu poder. Muitos inclusive são membros do Exército, como o cabo Pablo Moncayo, sequestrado 12 anos atrás.
Em agosto as Farc divulgou provas de que algumas pessoas mantidas em cativeiro estão vivas. Em julho, o grupo disse que aceitaria negociar as libertações desde que a senadora oposicionista Piedad Córdoba participasse do processo, o que Uribe acabou aceitando depois de muito relutar.
Deixe seu comentário