Gaudium news > Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne diz que estão ‘no caminho errado’ aqueles que ‘excluem Deus de suas vidas’

Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne diz que estão ‘no caminho errado’ aqueles que ‘excluem Deus de suas vidas’

Lima (Quinta, 16-09-2009, Gaudium Press) O arcebispo de Lima, cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, afirmou ontem, durante o Encontro Latino-americano da Pastoral Social da Cáritas da América Latina e Caribe, que “quem exclui Deus de sua vida só pode terminar no caminho errado”. O evento, sediado em Lima, termina amanhã.

O encontro – organizado pelo Departamento de Justiça e Solidariedade do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), em parceria com o Secretariado Latino-americano e Caribenho da Cáritas (SELACC) – reuniu bispos, secretários executivos da Pastoral Social da Cáritas no continente e membros da Conferência Episcopal dos Estados Unidos (USCCB) e do Canadá para refletir sobre a missão da Pastoral Social em todo o continente americano.

“Que vejamos Cristo pelo seu modo de pensar e de ser (…) temos conteúdo sólido e profundo, mas que não pode ser convertido somente em mensagem. Somente serão recebidos e produzirão essa troca de santidade, justiça, serenidade e paz se o interessado tiver a experiência pessoal em Cristo”, disse sobre o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica e da Doutrina Social da Igreja.

O purpurado lembrou o discurso do Papa Bento XVI em Aparecida (Brasil) em maio de 2007 para destacar a utilidade do documento de Aparecida na orientação do trabalho pastoral na América Latina.

O cardeal advertiu, ao fim de seu discurso, sobre a oposição entre os princípios materialistas e os valores espirituais que ‘deploram o ambiente de nossos dias’ e contra o qual se deve reagir por meio da caridade cristã.

“A lei dos valores espirituais se opõe à lei dos valores materiais. Lamentavelmente, muitas vezes tratamos os valores espirituais com a mesma atenção que os valores materiais, o que provoca o egoísmo, o abuso e a injustiça. Nesse ambiente primam normas ditadas por uma apresentação materialista das pessoas. Fomos feitos para receber e dar e nos realizamos como pessoas quanto mais nos damos”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas