Gaudium news > Papa Bento XVI nomeia novos bispos para as dioceses de Criciúma e Bragança Paulista

Papa Bento XVI nomeia novos bispos para as dioceses de Criciúma e Bragança Paulista

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 16-09-2009, Gaudium Press) Durante a visita ‘ad Limina Apostolorum’ dos bispos brasileiros ao Vaticano, o Santo Padre nomeou nesta quarta-feira novos bispos para as dioceses de Bragança Paulista (SP) e Criciúma (SC).

Para a diocese paulista foi nomeado monsenhor Sérgio Aparecido Colombo, até então na diocese de Paranavaí e colaborador para a Comissão sobre a Liturgia na Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB). Dom Sérgio Colombo substitui monsenhor José Maria Pinheiro, aposentado a partir de hoje.

A diocese catarinense será pastoreada pelo monsenhor Jacinto Inácio Flach, segundo informações da Nunciatura Apostólica. “A Nunciatura Apostólica no Brasil comunica que o Santo Padre Bento XVI dignou-se nomear bispo da vacante diocese de Criciúma, no Estado de Santa Catarina, o Excelentíssimo Dom Jacinto Inácio Flach, transferindo-o da sede titular de “Gummi di Proconsolare” e do ofício de auxiliar na arquidiocese de Porto Alegre.

O Papa Bento XVI também agradeceu o tempo que o padre Wilson Buss ficou à frente da diocese, durante o período vacante.

Monsenhor Sérgio Colombo

Monsenhor Colombo nasceu em agosto de 1954 em Cabojí (SP), se formou em Filosofia com pouco mais de 20 anos – terminou o curso em 1976 – e, em seguida, em Teologia pela Faculdade Teológica Nossa Senhora da Assunção (1977-1980).

Recém-formado, veio a ordenação sacerdotal em agosto de 1980. Começou o serviço pastoral com o cargo de pároco da paróquia de Bom Jesus, na cidade de Leme, até 1982. Depois foi transferido para a paróquia de São Manoel, na mesma cidade, antes de se tornar pároco em Iracemópolis, onde ficou até 1994.

Em outubro de 2001 foi nomeado bispo titular de Pudenziana e auxiliar de São Carlos pelo Papa João Paulo II. A ordenação episcopal veio em janeiro do ano seguinte e, em dezembro de 2003, a nomeação para a diocese de Paranavaí, de onde sai agora para assumir a nova missão.

Monsenhor Jacinto Flach

Nascido em fevereiro de 1952 na cidade de Bom Princípio, na diocese de Montenegro, monsenhor Jacinto estudou Filosofia no Seminário de Viamão e Teologia na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (RS). Depois, conseguiu o diploma em Psicopedagogia também em Porto Alegre e a licenciatura em Teologia Espiritual pelo Instituto Pontifício de Espiritualidade “Teresianum” em Roma.

Em maio de 1988 recebeu a Ordenação Sacerdotal e tornou-se Cardal na Arquidiocese de Porto Alegre, na qual exerceu as seguintes funções: Vigário paroquial, Diretor Espiritual do Seminário Maior de Viamão, Coordenador da Pastoral Presbiteral arquidiocesana, Professor de Teologia e Diretor Espiritual de alguns Colégios católicos.

Depois da ordenação sacerdotal, em maio de 1988, veio, em novembro de 2003, a nomeação de bispo auxiliar da arquidiocese de Porto Alegre, mas a ordenação episcopal ocorreu somente em fevereiro do ano seguinte. Em Porto Alegre, foi vigário episcopal do Vicariato Guaíba.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas