Arquidiocese de Santiago organiza Te Deum para comemorar 199 anos da independência do Chile
Santiago (Quarta, 16-09-2009, Gaudium Press) O tradicional Te Deum do dia da independência chilena será celebrado na próxima sexta-feira (18), na Catedral Metropolitana de Santiago, cuja cerimônia será presidida pelo arcebispo de Santiago, cardeal Francisco Javier Errázuriz. Autoridades políticas, militares e a presidente Michelle Bachelet estarão presentes.
A festa, que marca os 199 anos da independência do país, abre especialmente o ano do Bicentenário do Chile. O diretor do Departamento de Liturgia da arquidiocese de Santiago, monsenhor Héctor Gallardo, afirmou que 65 crianças formarão o coral deste ano. Outras cinco carregarão bandeiras chilenas ao altar para que sejam abençoadas e, depois, levadas a simbólicos lugares do país.
Segundo monsenhor Gallardo, a participação das crianças significa que ‘em tudo que nós fazemos como adultos e no trabalho de cada dia é construir uma pátria mais bela, mais justa, mais solidária, para que eles, que são as crianças de hoje, possam desfrutar de uma pátria em paz e a cada dia mais reconciliada (…) são eles que vão fazer possível e vão seguir construindo essa pátria. As crianças, naturalmente, nos falam do futuro’.
Tradicional Liturgia Ecumênica
O Te Deum é um canto de ação de graças a Deus que antigamente se entoava ao final da eucaristia. Atualmente, é cantado exclusivamente no marco de uma solene Liturgia Ecumênica. No Chile, é cantado por causa da festa pátria. O Te Deum, desde 1971, tem um caráter ecumênico e, portanto, assiste a bispos de diversas Igrejas.
Deixe seu comentário