Gaudium news > Papa afirma em audiência geral que objetivo da vida cristã deve ser a união com Deus

Papa afirma em audiência geral que objetivo da vida cristã deve ser a união com Deus

Cidade do Vaticano (Quarta, 16-09-2009, Gaudium Press) Como habitualmente em todas as quartas-feiras, o Papa Bento XVI se encontrou com os fiéis na manhã de hoje  para mais uma audiência geral da semana na Sala Paulo VI do Palácio Apostólico do Vaticano. Vindo da residência de verão de Castel Gandolfo, onde ainda se encontra em férias, Bento XVI deu prosseguimento à sua catequese sobre os grandes teólogos e escritores medievais da Igreja do Oriente e do Ocidente falando sobre Simão, o Novo Teólogo.

O teólogo Simão nasceu no ano de 949 em Galatai, região da hoje Ásia Menor, mas por conta de seus estudos civis se transferiu para Constantinopla (na atual Turquia), onde tornou-se monge. O seu exemplo, segundo o Papa, denota a importância da vida espiritual porque o religioso entendeu em vida que “a fonte do amor e inspiração para a obra monástica é Jesus Cristo”. Para o Papa, um dos maiores legados do monge foi a defesa de que “o verdadeiro conhecimento de Deus não vem dos livros, mas da experiência espiritual, da vida espiritual”. “Sem uma certa abertura ao amor, Cristo não entra em nós; com essa abertura, por outro lado, Cristo se transforma em fonte de amor e nos modifica”, afirmou Bento XVI.

O pontífice explicou ainda em sua fala que a reflexão de Simão “se centra na presença do Espírito Santo nos batizados, que devem ser conscientes desta realidade espiritual que todos receberam e que os leva à união íntima e pessoal com o Senhor”. O Santo Padre falou também sobre a importância da presença do amor divino na vida das pessoas, que “nos faz abrir o coração aos outros e nos faz sensíveis às suas necessidades”. Por sua vez, explicou que o amor ao próximo, inclusive aos inimigos, “fez Simão ver ainda melhor que este amor não podia sair dele mesmo, senão de Cristo que nele morava, mostrando assim que a verdadeira fonte de amor é a presença divina na alma”.

Ao final da audiência, ao dirigir-se aos fiéis em suas respectivas línguas, falou, em português: “Saúdo os grupos vindos de Portugal e do Brasil e demais peregrinos de língua portuguesa, desejando que esta visita aos lugares santificados pela pregação e martírio dos Apóstolos Pedro e Paulo a todos fortaleça na fé e consolide, no amor divino, os vínculos de cada um com sua família e comunidade eclesial, que de coração abençoo. A Virgem Mãe vos acompanhe e proteja!”

Em espanhol, o Papa disse: Saludo a los peregrinos de lengua española, en particular a las Carmelitas Misioneras, en su Asamblea Intercapitular, al grupo del Bachillerato Humanista Moderno de la Arquidiócesis de Salta, así como a los demás grupos procedentes de España, El Salvador, Chile, Argentina y otros países latinoamericanos. Que la vida y enseñanza de Simeón nos ayude a descubrir cada día más la inefable belleza del Amor de Dios en nosotros.

PM Romeno e Papa_16_09.jpg
Bento XVI e o premiê romeno, Emil Boc

Audiência particular

Após a audiência geral com os fiéis, Bento XVI recebeu em encontro privado o primeiro-ministro da Romênia, Emil Boc. Acompanhava o premiê uma delegação oficial composta pelo ministro romeno das Relações Exteriores, Cristian Diaconescu; pelos titulares das pastas de Economia, Adriean Videanu; e de Saúde, Ion Bazac; além da secretária de Estado, Stefania Ferencz, e do embaixador da Romênia junto à Santa Sé, Marius Lazurca.

Segundo a representação do país no Vaticano, o encontro visa ao fortalecimento das relações bilaterais entre as partes.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas