Divinópolis (MG) comemora a criação de sua 54ª paróquia
Divinópolis – Minas Gerais (Terça-feira, 18-10-2016, Gaudium Press) A cidade mineira de Cláudio celebrou em 12 de outubro, justamente no dia da Padroeira do Brasil, a criação da 54ª Paróquia de Diocese de Divinópolis. Desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, a nova comunidade, que tem a Matriz no bairro Bela Vista, será dedicada à Nossa Senhora Aparecida.
Na ocasião, a Santa Missa de instalação da Igreja em honra a Virgem de Aparecida foi presidida pelo bispo diocesano Dom José Carlos de Souza Campos e concelebrada por Padre Edmar, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
Agora, o próximo passo será a instalação da paróquia, marcada para o dia 12 de outubro de 2017. A responsabilidade pelo ato será do Padre Philipe Fernandes.
Além disso, a nova comunidade de Nossa Senhora Aparecida contará com o Padre Enildo como seu Vigário Paroquial. O sacerdote também exercerá a mesma função na outra paróquia da cidade.
Em sua homilia, Dom José Carlos esclareceu os presentes sobre o Curato e afirmou que a criação de uma nova paróquia é oriunda de um desejo antigo da população local. “Curato é como um feto, que se prepara no ventre da mulher mãe, formando um novo ser, vivo, que crescerá por este tempo, se organizando, para que, daqui a um ano, em 2017, por ocasião das comemorações dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora, no rio Paraíba, aconteça a instalação da nova paróquia. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição torna-se a mãe, e esta nova paróquia, a filha”, explicou o bispo.
Depois, o Padre Edmar fez a leitura do Decreto de Criação da paróquia, que durante o período de um ano, se denominará Curato de Nossa Senhora Aparecida.
O Seminarista Rafael, por sua vez, ficou responsável pela leitura da Provisão, nomeando assim o Padre Philipe Fernandes Nogueira como administrador paroquial da nova paróquia.
Após ser concluído o Rito de Instituição do Curato, a celebração prosseguiu normalmente até o final, quando Dom José Carlos consagrou as crianças a Nossa Senhora. (LMI)
Deixe seu comentário