Irmãzinhas dos Pobres recebem prêmio Gaudium et Spes dos Cavaleiros de Colombo
Toronto – Canadá (Segunda-feira, 08-08-2016, Gaudium Press) As Irmãzinhas dos Pobres foram reconhecidas com o prêmio ‘Gaudium et Spes’ dos Cavaleiros de Colombo em um evento de gala celebrado em Toronto, Canadá no dia 02 de agosto. A Madre Provincial da comunidade, M. Loraine Maguire, recebeu o prêmio visivelmente comovida e recordou a sensação das religiosas ao conhecer a decisão da Corte Suprema dos Estados Unidos que ordena a administração a chegar a um acordo que proteja a liberdade religiosa diante do chamado mandato antinatalista.
“Foi um dos dias mais alegres e esperançosos da minha vida”, comentou a religiosa. A comunidade estava exposta a introduzir a cobertura de remédios abortivos, esterilização e anticoncepcionais nos planos de saúde dos seus empregados ou pagar onerosas multas que comprometeriam os serviços que prestam de acordo com o seu carisma. Os Cavaleiros de Colombo apoiaram as religiosas para que pudessem enfrentar a batalha legal nas Cortes do país com um fundo de um milhão de dólares. As religiosas, que contaram com a assessoria legal de instituições como o Fundo Becket para a Liberdade Religiosa, não cederam em seu empenho por proteger seu direito de viver e administrar segundo as normas morais da Igreja.
Com o prêmio ‘Gaudium et Spes’, os Cavaleiros de Colombo celebraram o compromisso da comunidade religiosa nesta importante vitória legal. “Com um espírito amável mas intrépido, as Irmãzinhas dos Pobres se opuseram aos regulamentos do governo que buscavam forçá-las a atuar contra suas consciências”, afirmou o anúncio oficial do prêmio. Esta ação foi necessária para “continuar levando seu excepcional serviço aos pobres”.
Outros célebres ganhadores do prêmio em anos anteriores incluem a Beata Madre Teresa de Calcutá – que obteve o reconhecimento em sua primeira edição -, o Cardeal Stanislaw Dziwisz, Arcebispo de Cracóvia, e o Cardeal Francis George, anterior Arcebispo de Chicago. Os Cavaleiros de Colombo celebram em Toronto sua Convenção Suprema número 134. (GPE/EPC)





Deixe seu comentário