Governo chinês proíbe enterrar Bispo com sua Mitra: os fiéis fabricam uma com flores
Mindong – China (Terça-feira, 02-08-2016, Gaudium Press) O Bispo de Mindong, China, Dom Vincent Huang Shoucheng, que foi reconhecido pelas autoridades civis, faleceu no dia 30 de julho. Para celebrar seu funeral, os fiéis fizeram um acordo com as autoridades sobre diversas restrições ao acesso dos fiéis, a impossibilidade de enterrá-lo na Catedral e a proibição de que portasse a Mitra. No entanto, os fiéis conseguiram que ele pudesse vestir sua Cruz peitoral e o Anel episcopal e se decorasse seu corpo com flores, as quais lhe deram a forma da Mitra que as autoridades censuraram.
Apesar das várias barreiras policiais nas rotas de acesso, milhares de fiéis conseguiram chegar à Catedral local para render uma última homenagem ao seu Pastor. O limite de ingresso ao templo foi fixado em três mil pessoas, mas fontes locais calculam em mais de dez mil as que se localizaram fora do templo na espera de uma oportunidade para se despedir do Bispo falecido.
A cerimônia apresentou notáveis diferenças com o funeral do passado Bispo, Dom Xie Shiguang, acontecido em 2005. Nesse momento não se permitiu tirar foto alguma -o que foi inevitável nesta oportunidade devido aos telefones celulares- e se proibiu realizar uma procissão ao lugar da sepultura. Nesta ocasião se limitou a procissão a uma caravana de 20 veículos e a limitação aos símbolos episcopais se reduziu à Mitra e o Báculo pastoral, que foram substituídos por flores.
Dom Huang será sucedido por Dom Vincenzo Guo Xijin, de 58 anos de idade, que ainda não conta com o reconhecimento estatal como Bispo e foi preso em três oportunidades. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário