Gaudium news > Arquidiocese de Ribeirão Preto ordena 12 diáconos permanentes

Arquidiocese de Ribeirão Preto ordena 12 diáconos permanentes

Ribeirão Preto – São Paulo (Terça-feira, 19-07-2016, Gaudium Press) A Arquidiocese de Ribeirão Preto celebrou no último sábado, 16 de julho, a memória de Nossa Senhora do Carmo, além do aniversário natalício do Arcebispo Dom Moacir Silva.

Gaudium Press.jpg

Além desses eventos, houve a ordenação de 12 diáconos permanentes da segunda turma da Escola Diaconal Arquidiocesana São Lourenço: Adriano Volpini, Alessandro Roberto Del´Arco, Carlos Francisco Vieira, João Paulo Tarlá Júnior, José Roberto Aragon, Marcelo José Limberti, Paulo Augusto Moroti, Paulo César Nascimento, Ricardo Nogueira, Sergio Luiz Xavier de Castro, Valter Jaime Silveira e Wilson Aparecido Mérlo Cunha.

A concelebração eucarística de ordenação teve lugar no Ginásio do Centro Universitário Claretiano, em Batatais, interior paulista.

Na ocasião, a cerimônia foi presidida pelo próprio Dom Moacir Silva, e contou com a presença de centenas de padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e um grande número de fiéis.

Através do lema de ordenação: “Eis que estou no meio de vós, como aquele que serve” Lc 22, 27b, os 12 ordinandos deram o seu sim para viver o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Agora, eles assumem a dupla sacramentalidade, que é a vida familiar e o serviço diaconal como sinal sacramental de Cristo-Servo.

Em sua homilia, Dom Moacir expressou suas palavras de apoio aos novos diáconos permanentes.

“Caros ordinandos, à semelhança dos que foram escolhidos pelos apóstolos para o serviço da caridade, como ouvimos na segunda leitura, vocês devem ser homens de bem, cheios do Espírito Santo e da sabedoria”, disse.

Em seguida, o prelado explicou que agora, “enraizados e alicerçados na Fé”, deverão caminhar de modo irrepreensível diante de Deus e da humanidade, “como convém a ministros de Cristo e dispensadores dos mistérios de Deus”.

“O diaconado permanente foi uma realidade marcante no início da Igreja. Agora, em nossos dias, a Igreja Católica está vivendo uma nova era diaconal. Esta nossa celebração testemunha isso; 12 novos diáconos para nossa Arquidiocese”, afirmou.

Segundo Dom Moacir, “nós, os ministros ordenados, bispos, presbíteros e diáconos, somos chamados a promover a comunhão. Somos um grupo a serviço do povo de Deus. Nossa missão é de levar o povo de Deus à Comunhão e à Santidade de vida. Somos servidores da Comunhão. Somos servidores do povo de Deus, para que ele possa cumprir sua missão, de ser em nome de Cristo sal, luz e fermento da humanidade”.

Além disso, “no diaconado, a Palavra e a Eucaristia motivam e potenciam o exercício da Caridade, que desde o tempo dos Apóstolos é prioritária na prática desse ministério”.
O Arcebispo de Ribeirão Preto acredita que “o diácono é a expressão do ministério ordenado o mais próximo possível da realidade laical e do protagonismo dos leigos. Ao lado dos leigos que querem santificar o mundo por suas vidas, estão aqueles que são ministros consagrados que, pelo testemunho de presença nas mesmas realidades, ajudam os leigos a viver os valores cristãos”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Ribeirão Preto

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas