Igreja de Manaus sedia Escola de Capacitação e Atualização Litúrgica
Manaus – Amazonas (Terça-feira, 12-07-2016, Gaudium Press) A Pastoral Litúrgica reuniu cerca de 70 agentes para a segunda etapa da Escola de Capacitação e Atualização Litúrgica para a Amazônia, entre os dias 1º e 10 de julho, em Manaus.
Ao longo desse período, foi discutido entre os participantes a realidade de mais de 80% das comunidades da Amazônia, que celebram a eucaristia duas ou três vezes ao ano.
Além disso, temáticas como o Ano Litúrgico; a Introdução aos sacramentos e os sacramentos da iniciação à vida cristã; Introdução aos sacramentais e as bênçãos, foram analisadas.
Segundo o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, Frei Faustino Paludo, os participantes destacaram, além dos conteúdos ministrados, a metodologia empregada pelos assessores, em particular as vivências.
Para o Frei Faustino, o projeto de formação litúrgica na Amazônia tem a finalidade de inserir os agentes de pastoral das comunidades na perspectiva de uma liturgia missionária. “A Escola de Liturgia visa atender as solicitações das Igrejas locais empenhadas na qualificação dos agentes de evangelização à serviço da vida em terras e águas amazônicas”, explicou.
A Escola também pretende proporcionar estudo aprofundado da liturgia, conforme o Concilio Vaticano II, os documentos e orientações da Igreja do Brasil e da Amazônia, para os agentes das prelazias e dioceses do regional Norte 1 da CNBB, bem como capacitar multiplicadores com a finalidade de compor, articular e promover uma melhor assessoria teológica litúrgica nas prelazias e dioceses.
A terceira etapa da Escola de Liturgia ocorrerá de 25 de fevereiro a 5 de março de 2017, também em Manaus. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações CNBB
Deixe seu comentário