Gaudium news > Consultório Familiar Diocesano é impulsionado em Roma

Consultório Familiar Diocesano é impulsionado em Roma

Roma – Itália (Quinta-feira, 07-07-2016, Gaudium Press) Uma forma de levar à ação as Obras de Misericórdia, as que chama o Papa Francisco especialmente durante este Ano Santo, é oferecendo serviços de saúde para os mais necessitados. Este trabalho é o que vem sendo realizado em Roma desde 1993 com o consultório familiar diocesano “Al Quadraro”.

Consultório Familiar Diocesano é impulsionado em Roma.jpg

Sob os princípios evangélicos este consultório, constituído de 200 metros quadrados, dois andares e situado na via Tuscolana, conta com vários profissionais e médicos dispostos a atender as necessidades dos menos favorecidos, especialmente famílias, mulheres e adolescentes em dificuldade.

A iniciativa foi apoiada por Dom Giuseppe Mani, então Bispo Auxiliar para a zona leste de Roma, que encomendou à doutora Enrica Cichi a direção do consultório. Ela começou o trabalho com uns 10 profissionais, hoje conta com a colaboração de 50. Foi concebido, e segue sendo hoje, como um centro para assistir as famílias e a maternidade, aberto a todos sem distinções e de inspiração cristã.

Devido ao trabalho com os enfermos, que trabalham no centro, “A família do consultório”, como os chama Cichi, conta também com o apoio espiritual a cargo do assistente eclesiástico e consultor ético, Padre Giuseppe Colleo. “Minha presença está principalmente reservada aos operários para que possam confrontar-se também com a proposta cristã dos problemas que tratam, mas estou também à disposição dos usuários. Muitos não são conscientes que nosso consultório é do Vicariato, de inspiração cristã, mas é a primeira que lhes é dita quando damos as boas vindas”, comenta o sacerdote.

“Nós seguimos o espírito do Evangelho, todos são escutados, colocamos no centro o respeito à pessoa e família”, acrescenta a diretora do centro, que acrescenta que o Padre Colleo acompanha “para suscitar a dimensão cristã do trabalho e responder aos interrogantes dos operários. Recentemente temos realizado um encontro sobre a exortação do Papa ‘Amoris laetitia’, sobre o amor na família”.

Justamente há três anos o consultório ampliou seus serviços oferecendo terapia familiar diante das difíceis circunstâncias que enfrenta o núcleo básico da sociedade. “A tipologia da família mudou e o acompanhamento profissional é cada vez mais útil. Os esposos cristãos são cada vez menos, aumentam os casais separados e nosso papel é aquele de sanar as relações nestas famílias para conservar a serenidade dos filhos”, comenta Cichi.

O consultório é um dos beneficiários da iniciativa “Otto per mille”, que a cada ano anima a Igreja Católica na Itália para que os cidadãos marquem à favor do trabalho da Igreja na declaração de renda. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas