Gaudium news > Mestrado em Comunicação Social para informar sobre a Igreja Católica é lançado na Espanha

Mestrado em Comunicação Social para informar sobre a Igreja Católica é lançado na Espanha

Salamanca – Espanha (Quinta-feira, 07-07-2016, Gaudium Press) A Faculdade de Comunicação da Universidade Pontifícia de Salamanca, com a colaboração da Comissão Episcopal de Meios de Comunicação Social da CEE, o apoio da Confederação Espanhola de Religiosos, e o patrocínio da Fundação Amparo da Moral, iniciou a sétima edição do Mestrado “Especialista em Comunicação Social”, dirigido à sacerdotes, religiosos, seminaristas e qualquer pessoa que tenha interesse em comunicação religiosa.Mestrado em Comunicação Social para informar sobre a Igreja Católica é lançado na Espanha.jpg

O programa acadêmico, que se desenvolve nas primeiras duas semanas de julho de dois anos consecutivos, tem entre seus objetivos oferecer ferramentas e habilidades comunicativas para a tarefa pastoral; completar a formação na área das comunicações sociais, como pede o Concílio Vaticano II no decreto ‘Inter Mirifica’, sobre os meios de comunicação social; e contribuir com a formação de responsáveis das delegações de meios das diversas dioceses e congregações; além de oferecer um título de “Especialista em Comunicação Social” da Universidade Pontifícia de Salamanca.

Neste sentido, como destaca o Dr. Fernando Martínez Vallvay, Diretor de Pós-graduação “Especialista em Comunicação Social”, na apresentação do Mestrado, a vocação do especialista é a de “otimizar a comunicação religiosa em todas as vertentes: tanto a evangelização entendida tradicionalmente, como a ‘ciber evangelização’ que demanda os novos tempos”.

O Mestrado está constituído por dois cursos, o primeiro deles se aprofunda em cinco temas: Igreja e meios de comunicação; comunicação através dos meios: impresso, rádio, televisão, internet; formação para os meios; comunicação oral: palavra e presença; e diálogo Fé-Cultura: linguagem e sentidos.

O segundo curso inclui as temáticas: comunicação organizacional; Publicidade e Relações Públicas na Igreja; Comunicação emocional na tarefa pastoral; e Produção e difusão informativa; Educomunicação: caminhos para a evangelização; além de um projeto final.

Como já é tradição com a realização deste programa acadêmico, a sessão de encerramento do mesmo contará com a presença de Dom Raúl Berzosa, Bispo de Ciudad Rodrigo, que ministrará a conferência “Evangelizar comunicado no planeta digital 4.0 e em uma mudança de época”.

O programa, que é ministrado na Faculdade de Comunicação da Universidade Pontifícia de Salamanca, inclui a formação presencial e on-line, combinando a formação presencial com aulas teóricas, práticas, conferências, seminários e cafés literários, entre outros. A parte virtual corresponde ao projeto final.

Este mestrado responde também ao chamado do Papa Francisco, que disse: “Somos capazes de comunicar o rosto de uma Igreja que é ‘casa’ de todos? Temos um tesouro precioso para transmitir, que dá luz e esperança. Isto requer uma cuidadosa e qualificada formação, de sacerdotes, religiosos/as, leigos, também neste campo”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas