Concluído nos EUA Quinzena pela Liberdade: 1500 fiéis veneram relíquias de mártires
Washington – Estados Unidos (Quinta-feira, 07-07-2016, Gaudium Press) O Cardeal Donald Wuerl, Arcebispo de Washington, presidiu a Missa de Encerramento da Quinzena pela Liberdade, celebrada na Basílica do Santuário Nacional da Imaculada Conceição em Washington, Estados Unidos. Na celebração se veneraram relíquias de São Tomás Mórus e São João Fisher, mártires ingleses que deram sua vida por colocar sua fidelidade à Igreja acima das ordens do rei Enrique VIII.
A homilia da Eucaristia foi pregada por Dom David Zubik, Bispo de Pittsburgh, cuja diocese encabeçou uma das demandas contra o chamado mandato antinatalista. Um grupo de religiosas das Irmãs dos Pobres -comunidade que conseguiu proteger seus direitos diante da Corte Suprema- esteve presente nas primeiras fileiras e recebeu o aplauso de reconhecimento por parte dos fiéis depois da Missa.
Dom Zubik convidou os católicos a continuarem seu testemunho cristão e de oração pela liberdade religiosa. “Vocês e eu estamos chamados a ser notas de rodapé (como as que explicam uma ideia em um texto), notas de rodapé da Verdade que é Cristo mesmo”. Como exemplo desta disposição apresentou a figura de São João Batista e mais atualmente a dos mártires São Tomás Mórus e São João Fisher, que não admitiram uma “supremacia do poder sobre a Fé, inclusive diante do rei”. Ambos mártires rejeitaram a declaração de Enrique VIII como cabeça da Igreja da Inglaterra e foram presos sob acusações de traição, para serem executados meses depois em 1535.
O prelado também recordou o exemplo de São Maximiliano Kolbe, mártir em um campo de concentração nazista e o testemunho dos mártires contemporâneos que ainda hoje devem dar sua vida para não renunciar a sua Fé. Dom Zubik recordou que a liberdade religiosa é a primeira das liberdades consignadas na Constituição dos Estados Unidos, e permite a todos os cidadãos “render culto a Deus como a fonte de nossa força”, mas também “viver nossa Fé fora de nossos templos”. A oposição da Igreja ao mandato antinatalista incluía uma forte advertência sobre sua pretensão de limitar a liberdade religiosa aos atos de culto, sem protegê-la nas instituições de serviço como a educação, as obras de caridade ou a atenção em saúde.
Depois da Missa, os fiéis fizeram turnos para venerar as relíquias de São Tomás Mórus e São João Fisher, que concluíram nesta celebração uma peregrinação pelos Estados Unidos que incluiu sua visita a Miami, Baltimore, Pittsburgh, Filadélfia, Denver, Phoenix, Los Angeles e Washington. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário