“Jesus Cristo, Rosto da Misericórdia do Pai” é tema da Festa de Sant’Ana em Salvador
Salvador – Bahia (Quarta-feira, 06-07-2016, Gaudium Press) As comunidades que compõem a Arquidiocese de Salvador festejam neste mês de julho a memória Sant’Ana com diversas atividades religiosas.
A Paróquia Sant’Ana, localizada no Rio Vermelho, se prepara para celebrar a festa de sua Padroeira inspirada na temática central “Jesus Cristo, Rosto da Misericórdia do Pai”.
Na ocasião, a festa celebra não somente Sant’Ana como também homenageia São Joaquim. Juntos, os dois são os avós de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Este ano os paroquianos participarão, entre os dias 8 e 16 de julho, de uma pré-novena em diversos pontos do bairro no qual está localizada a Matriz, sempre às 19h, com exceção do dia 10, quando a Missa acontecerá às 16h30, na praça São Gonçalo.
Com início no dia 17, o novenário prossegue até o dia 25 de julho, sempre às 19h, na Matriz.
Ainda na programação, no dia 23, haverá Missa às 9h pelos idosos e doentes. Já no dia 24, às 7h30, os fiéis participam de procissão com a imagem de Senhora Sant’Ana, partindo da Matriz com destino ao Quartel de Amaralina, retornando pela rua principal até a Matriz.
No dia festivo, 26, logo de manhã, o Padre Magno Carmo Lopes celebrará duas missas, sendo a primeira pelos pescadores, às 6h, e a segunda às 7h30. Às 9h30, o Padre Lázaro Muniz presidirá a Missa pelos avós.
A oração do Santo Terço da Misericórdia será recitada pelos fiéis no período vespertino, às 15h.
Encerrando a programação das comemorações à Senhora Sant´Ana, o bispo auxiliar Dom Marco Eugênio Galrão Leite preside a Missa Solene, às 19h.
Por sua vez, a Paróquia Santíssimo Sacramento e Sant’Ana, em Nazaré, celebrará a festa da avó de Jesus com diversas atividades, com base no tema “Misericordiosos como o Pai”.
Entre os dias 20 e 22 de julho, haverá a recitação do Terço, às 19h15, seguida de Missa, às 20h, e procissão com a imagem da padroeira.
A cada noite, a cerimônia será em um local diferente: edifício Larissa (dia 20), edifício Manoel Fonseca (dia 21) e edifício Rosemar (dia 22), todos localizados no Jardim Baiano, em Nazaré.
No templo, que se encontrava fechado há 10 anos devido ao processo de restauração, um tríduo preparatório para a festa acontecerá nos dias 23 de julho (Missas às 8h30 e 18h30; e Terço às 18h), 24 de julho (Missas às 7h30, 9h30, 18h e 18h30) e 25 de julho (Missas às 10h, 19h e 19h30).
Já no dia 26 de julho, os devotos acordam cedo para a alvorada às 6h. Em seguida, acompanham o repique de sinos e a queima de fogos.
A comunidade celebrará missas às 6h30, 8h, 9h30 – esta presidida pelo Bispo Auxiliar Dom Estevam dos Santos Silva Filho – e às 11h30.
Na parte da tarde, às 17h, ocorre a recitação do Terço, conduzida pelo Padre Damião Pereira, e encerrada com a bênção do Santíssimo Sacramento.
No final, a Missa Solene será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, às 19h30. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Salvador
Deixe seu comentário